quarta-feira, 13 de maio de 2009

Missa de Quilombos

Coral Cidade de Uberaba apresenta Missa dos Quilombos
 
A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Coral Cidade de Uberaba, prepara um grande espetáculo para o mês de maio de 2009. Trata-se da Missa dos Quilombos.
Um espetáculo com música de Milton Nascimento, textos de D. Pedro Casaldáliga  e Pedro Tierra e dança.

O espetáculo utiliza a estrutura do "ritual" de missa católica para cantar os novos Quilombos, as novas formas de resistência, as novas utopias. A esperança de um mundo mais justo e fraterno, sem preconceitos ou discriminações. "Inventariar o passado para fazer presente e futuro mais justos" é uma das propostas do espetáculo que acontecerá no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.

A Missa dos Quilombos foi celebrada pela primeira vez em 22 de novembro de 1981, na praça em frente à Igreja do Carmo, em Recife, onde, em 1695, a cabeça de Zumbi foi exposta no alto de uma estaca.

A nova versão da Missa dos Quilombos continua falando da exploração do negro, porém ganhou nova roupagem, na forma de apresentação e abordando assuntos mais recentes, como o massacre de 111 presos do Carandiru, em outubro de 1992, os sem-terra, a escravidão do mundo moderno e a necessidade de discutir as condições de trabalho atuais.

  Este grito de esperança está marcado para acontecer no dia 23/05/2009 às 20h, com entrada franca no Cine Teatro Municipal Vera Cruz.
 
Marlei T Mateus
Célula Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.