domingo, 3 de maio de 2009

Abertura da 75ª ExpoZebu - Uberaba

Entrevista do governador em exercício Antonio Anastasia

Evento: Abertura da 75ª ExpoZebu

Local: Uberaba-MG

Data: 03-05-09

Assuntos: Legislação ambiental e ExpoZebu


Como o senhor avalia essa questão do meio ambiente, tão atual hoje?

De fato, a questão ambiental tem sido o núcleo duro, digamos assim, desta carta de Uberaba, e da reunião que aconteceu, ontem aqui, da Comissão de Agricultura do Senado que eu tive a honra de participar. Trata-se de uma matéria, em primeiro momento, de nível federal, que dependerá de uma legislação federal e de uma interpretação de devolver aos estados federados competência para legislar sobre matéria ambiental. E é claro que vivemos em um país continental, temos diferenças. A legislação deve se acostumar com estas diferenças entre o Sul, Norte, Centro-Oeste e Amazônia Legal. Então, essas diferenças é que serão objetos de legislação estadual. Claro, sempre procurando o primeiro objetivo, preservar o meio ambiente, o que é fundamental para a preservação das futuras gerações, mas ao mesmo tempo permitindo um desenvolvimento sustentável da atividade do agronegócio. Acho que é perfeitamente saudável e possível essa conciliação e cada estado federado saberá, com a sua autonomia, com autoridade do seu poder legislativo, eventualmente, apontar quais os caminhos necessários de acordo com as suas características e peculiaridades.


O Estado de Santa Catarina lançou uma legislação paralela para se defender dos efeitos nocivos do decreto 6514. Minas não pensa em dar um passo nesse sentido?

A medida legislativa de Santa Catarina está sendo já discutida e certamente deverá ser um objeto de uma interpretação por parte do Supremo Tribunal Federal ou motivará uma modificação legislativa no Congresso Nacional. Eu acredito que Minas Gerais e os outros estados da federação deverão aguardar esse pronunciamento que deverá ser coisa de poucos meses para então termos uma definição clara. O que eu pude notar ontem nessa reunião aqui da Comissão do Congresso Nacional é que há uma vontade muito forte dos senhores parlamentares dar um passo adiante. E não aguardar, inclusive, pronunciamentos judiciais, cumprindo aliás, o papel que é do Congresso de legislar de maneira clara, de maneira cristalina, para permitir aos estados, dentro das suas autonomias, das suas responsabilidades, eu volto sempre a dizer, procurando sempre o equilíbrio, entre dois valores tão importantes que é o fomento ao agronegócio, mas ao mesmo tempo a preservação ambiental, o caminho adequado.


O que significa esta exposição para o Brasil?

Esta exposição é um patrimônio que temos em Minas Gerais e no Brasil. Nós temos aqui altíssima qualidade do nosso rebanho. Nós temos o reconhecimento internacional. Um evento que já comemora 75 anos e, por isso só já demonstra um grande êxito. E aqui temos expositores, associados e produtores da ABCZ de todo o Brasil e mesmo os estrangeiros que trazem aqui o seu gado. E nós observamos de modo muito feliz que, a despeito da crise internacional, os valores que estão aqui sendo comercializados estão bons, ou seja, demonstra que na área rural a crise não está atingindo tanto assim, o que é muito positivo. Temos outros problemas que foram aqui discutidos, especialmente no que se refere à legislação ambiental, mas o mais importante é que se trata de uma belíssima festa, de um evento para congregar e estimular a produção do agronegócio em nosso país. Minas Gerais se sente muito honrada em hospedar aqui em Uberaba, já há 75 anos, esse evento que é uma glória para nós mineiros e para todos os brasileiros.


Agência Minas


Leia também:

Anastasia destaca crescimento do agronegócio mineiro durante ExpoZebu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.