sábado, 9 de maio de 2009

Fazu e ABCZ: parceria de sucesso


Fazu e Expozebu: laboratório multidisciplinar de educação

O Parque Fernando Costa é considerado um grande laboratório para os alunos da Fazu, na opinião do coordenador do curso de Zootecnia, Alexandre Bizinoto. Durante todos os dias da Expozebu, alunos, professores, coordenadores, colaboradores e diretores realizaram ações que incentivaram o aprendizado e a troca de experiências.

O projeto Zebu na Escola, teve participação de 30 monitores da Fazu, do primeiro ao quarto período de Zootecnia. Mais de seis mil crianças de escolas públicas de Uberaba foram atendidas pelos universitários, que prestaram serviço à comunidade e trocaram informações, além disso, eles orientaram os alunos sobre a base da cadeia produtiva da carne e do leite.
A coordenadora pedagógica dos cursos diurnos da Fazu e também coordenadora do projeto, Márcia Velludo, conta que os estudantes do ensino fundamental também tiveram oportunidade de conhecer alguns setores da cidade como Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (Amur), Cemig e Codau.

Além disso, a Fazu aproveitou a Expozebu para mostrar aos alunos como se pode aprender com criatividade. Todos os alunos dos cursos diurnos tiveram um dia de aula no Parque. Entre as várias atividades, eles participaram de palestras, aula multidisciplinar de tipificação da carne e o seu valor econômico, além de visita aos estandes e à pista de julgamentos.
A coordenadora do curso de Agronomia, Nara Rosseti Fonseca, acrescenta que a experiência dos alunos em aula no Parque foi muito proveitosa, porque eles puderam aliar as palestras no Espaço da Sustentabilidade com as teorias.

Alexandre Bizinoto ressalta a importância de se aproveitar momentos como o da Expozebu para orientar os alunos em assuntos como zebutecnia, estratégias de melhoramento genético e de comercialização de animais, técnicas de julgamento e de extensão rural e práticas de bem-estar animal.

Os alunos do curso também participaram de atividades de recepção dos animais, fiscalização do torneio leiteiro, participação em estandes (Nova Índia Genetics, Connan e Fazenda Mundo Novo), fiscais de pavilhões e como monitores técnicos da pista de julgamento.
Outro projeto muito importante dentro da feira, foi o de Reaproveitamento de Resíduos, coordenado pela professora Renata Soares Serafim, que colocou os alunos diretamente em contato com as ações de desenvolvimento sustentável, transformando a cama dos pavilhões em adubo orgânico.

A diretoria, os coordenadores e os professores agradecem a participação de todos os alunos da Fazu nas atividades.
Monica Cussi
Assessoria de Comunicação
FAZU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.