sábado, 6 de junho de 2009

Ripposati entende que PMU tem de priorizar limpeza e não multa

Ripposati, mais uma vez, mobiliza sua equipe e lidera limpeza de terreno em Uberaba - Foto Divulgação
 
Ações de cidadania no bairro Alfredo Freire 2 marcaram a sexta-feira (5 de junho) do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), Dia Mundial do Meio Ambiente.  Durante a visita, ele foi abordado por moradores pedindo solução para uma grande área sem conservação em uma das esquinas da localidade. O matagal estaria servindo de abrigo para marginais e gerando insegurança à população do bairro.

Ambientalista nato, o parlamentar alterou sua agenda, mobilizou sua equipe e com podão em punho adentrou a mata e iniciou a limpeza passando por corte de mamona e limpeza geral. Ele pediu ajuda a alguns parceiros e conseguiu a liberação de uma máquina para complementar o serviço e caminhões para a retirada de mato e entulhos. "Foram retirados do terreno 16 caminhões de mato. Foi uma ação improvisada, mas muito prazerosa. Ver o sorriso dos moradores e o olhar de alívio deles com o local limpo e sem risco de esconder marginais, não tem preço", frisa.

O vereador observa que desconhece quem é o proprietário do terreno. Ele lamenta que a Prefeitura de Uberaba não esteja conseguindo manter limpos terrenos como aquele. Diz ter conhecimento de que os donos de áreas sem conservação estão sendo multados pela PMU, mas a prioridade, na opinião de Ripposati, é a limpeza e não a arrecadação com as multas. "É preciso encontrar uma forma de fazer com que a limpeza ocorra de forma efetiva. Não adianta a prefeitura aumentar sua arrecadação com as multas e a cidade continuar cheia de terrenos com mato", enfatiza.
 
Reciclados – Ainda na sexta-feira, o parlamentar tucano visitou as empresas de reciclagem de lixo em Uberaba, Cooperu e Cáritas. Ele elogia o trabalho das empresas que têm limpado a cidade de materiais que agridem o meio ambiente praticamente de graça. Comenta que o preço de materiais como papel, metal e plástico caiu muito. A crise afetou de forma expressiva a categoria e Ripposati quer encontrar uma forma de valorizar aqueles trabalhadores que antes conseguiam ter renda de até R$ 1 mil/mês,  e hoje esse valor não passa de R$ 200. "Eles já fazem muito pelo município e merecem uma contrapartida do poder público", destaca. Para o vereador, o município está acomodado, já que não consegue reconhecer a expressiva quantidade de materiais que têm saído do lixo úmido beneficiando a prefeitura, sem que ela pague por isso. "Os recolhedores merecem muito mais que um vale-cidadania", assegura.
 
Hortas urbanas – O vereador também visitou o Projeto Porteira Adentro, promovido pela Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba. Faltando pouco mais de um ano para se formar como engenheiro agrônomo, Ripposati teve a oportunidade de falar aos presentes a respeito do projeto de sua autoria que virou lei, tendo ganhado destaque em nível nacional por meio de uma reportagem exibida na Rede Globo, Plantando e Colhendo Saúde, apelidado de Hortas Urbanas. Ele observa que em Uberaba há 40 mil terrenos particulares e a proposta da lei é isenção de IPTU para quem utiliza o espaço para plantar. Paralelamente, o vereador, que é também autor das legislações que criam a coleta seletiva de lixo e a Educação Ambiental nas escolas, vai apresentar nesta semana algumas propostas que beneficiarão toda a comunidade e, outra vez, destacarão Uberaba nacionalmente de forma positiva.
 
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.