segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atualidades Uniube

Fonoaudiologia promove oficinas
Proposta de atuação fonoaudiológica no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade de Uberaba (Uniube) visa a melhorar a qualidade da comunicação/atendimento dos agentes frente ao seu cliente. A informação é da gestora do curso de Fonoaudiologia da instituição, professora Mariana Marquez (foto), revelando que o desenvolvimento das atividades ocorre por meio de quatro oficinas, com temas variados. A primeira foi realizada no dia 28 de maio de 2009, com apresentação da atuação e aplicação de questionário vocal. A segunda será no dia 4 de junho, destacando técnicas de relaxamento e técnicas vocais. Oficina que aborda o uso do headset e audição será realizada no dia 18 de junho. A quarta e última oficina vai discutir vivências de situações conflitantes (técnicas de articulação e uso de frases pré-elaboradas).

As oficinas também têm entre seus objetivos, informar sobre os cuidados com a voz dos operadores, avaliar a audição dos operadores, destacar cuidados com a audição e uso de fones de ouvido, medidas para possibilitar o cuidado da voz e o aperfeiçoamento da qualidade vocal, além de visar à melhoria da desenvoltura e eficácia na mensagem desejada pelo cliente. E, ainda, neutralizar o regionalismo e proporcionar uma comunicação clara e objetiva. As oficinas acontecem às 5a feiras, nos horários 11h – 11h45 e 14h – 14h45. Estão entre alunas participantes, Daniela Cristina Silva, Hamona Santos Pereira, Lara Fernandes Lima, Liviam Bernardi Buchli. 

Uniube e UFTM promovem simpósio
O Simpósio em Fisiologia do Exercício será promovido, em parceria pela Universidade de Uberaba (Uniube) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), nesta sexta-feira (5 de junho), a partir das 18h, na UFTM. O evento se estende até o dia 6, às 11h.

Na sexta-feira, às 19h40, a palestra "Fadiga Central e Periférica na Prática de Exercícios Físicos" será proferida pelo doutor Luiz Carlos dos Reis, professor da UFTM e Uniube.

O doutor Marcos Luiz Ferreira Neto, professor da Faculdade de Educação Física/Faefi e Universidade Federal de Uberlândia/UFU), vai falar sobre "Treinamento de Força e Regulação Autonômica da Pressão Arterial", antecedendo a palestra "Emagrecimento e Contribuições Metabólicas", que será proferida pela doutora Nádia Carla Cheik, professora da Faefi/UFU.

No dia 6, as atividades começam às 8h com a palestra "Fisiologia do Exercício no Envelhecimento" proferida pelo mestre Márcio Aparecido de Mesquita, professor da Faculdade Talentos Humanos (Facthus) e Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube).

Sobre "Avaliação Física Pré-treinamento Esportivo", vai discorrer o mestre Túlio Gustavo do Prado Freitas, professor da Uniube, antecedendo o doutor Dernival Bertoncello, professor da UFTM, que vai abordar o tema "Exercício e os Efeitos da Miostatina na Hipertrofia Muscular". O mestre Octávio Barbosa Neto, professor da UFTM, encerra as palestras discorrendo

sobre "Alterações Cardiovasculares Decorrentes do Treinamento Físico".

Há vagas para os cursos Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. Informações complementares podem ser obtidas na Disciplina de Fisiologia, Campus 1 da UFTM (em frente ao Mercado Municipal), ou pelos telefones 3318-5421, 9175-7561 (Bruno), 8862-7284 (Caio) e 9998-3517 (Munique).

Liga da Pediatria realiza simpósio
O 1º Simpósio da Liga de Pediatria será realizado no anfiteatro Cecília Palmério, Campus Centro da Universidade de Uberaba (Uniube) na segunda-feira, dia 15 de junho de 2009, a partir das 18h30. O fundador da ONG Canto Cidadão (São Paulo/SP), Felipe Mello, vai falar sobre "Humanização nos hospitais – uma abordagem à criança". A doutora Célia Beatriz Gianotti Antoneli (São Paulo/SP)

Vai discorrer sobre "Sinais e sintomas do câncer infantil". O doutor Ilídio Oliveira (Uberaba/MG) vai falar sobre "Doação de órgãos", antecedendo a professora da Uniube, Daniela Kamimura Rezende Borges (Uberaba/MG), intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que vai abordar o tema "Atenção à criança especial: Audição".

No intervalo, os participantes assistirão à apresentação do Circo da Saúde. Em seguida, a doutora Márcia Helena Destro Nomelini (Uberaba/MG) falará sobre "Atendimento integral à criança no primeiro ano de vida por uma equipe de saúde da família". A doutora Célia Beatriz volta a proferir palestra, desta vez, sobre o tema "Do diagnóstico à reintegração social da criança com câncer". O doutor Luciano Borges Santiago, professor de Uberaba, vai discorrer "A importância da amamentação na primeira meia hora". Inscrições no bloco S, da Uniube. 

PAE foca tráfico de animais
O programa de Apoio ao Estudante (PAE) vai promover a mesa-redonda "Tráfico de Animais Silvestres", com a participação do cabo Edmar Borges Vidal, a doutora Flávia Maria Esteves e o especialista Cláudio Yudi Kanayama, professores do curso de Medicina Veterinária da Uniube, nesta quarta-feira (3 de junho), das 17h às 19h, no anfiteatro 2C01, no Campus Aeroporto.

Outra - A palestra "Motivação e Sucesso" será proferida pela mestra Sílvia Denise Santos Bizinoto, professora do curso de Administração da Universidade de Uberaba (Uniube), nesta quinta-feira (4 de junho), das 17h30 às 18h45, no anfiteatro 2C01, no Campus Aeroporto.
 

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.