segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exposições na Bilbioteca da Fazu

foto: obra de Paulo Rezende, na releitura do Pó de Pirlimpimpim

A Biblioteca Dora Sivieri, da Fazu, é um espaço de cultura e educação, que disponibiliza diversas fontes de consulta e estudo para os alunos, os professores e a comunidade. O local também foi escolhido como um dos pólos do projeto "Leia e Passe Adiante", uma parceria com a idealizadora Vânia Resende, com a finalidade de incentivo à leitura. Além disso, o ambiente é enriquecido com exposições culturais. Neste mês, o destaque são as exposições "Bíblia Citações" e "Relendo a Literatura Infantil de Monteiro Lobato".

 

Bíblia Citações

 

A exposição é ilustrada pelo artista Carlos Araújo e também cedida pela educadora Vânia Resende, que ganhou a obra no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, para compor o acervo do projeto "Leia e Passe Adiante".

O artista Carlos Alberto de Araújo filho faz trabalhos com pintura, desenho e litografia. Durante a carreira ele realizou diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e exterior. A partir de sua conversão ao catolicismo, em 1992, aos 42 anos, passou a dedicar-se à pintura bíblica. Em 2007, finaliza a edição de "Bíblia Citações". Um dos exemplares foi entregue ao Papa Bento XVI, por ocasião da visita do Pontífice ao Palácio do Governo de São Paulo. Araújo foi convidado a participar em sala especial da "6ª edição da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença" para lançamento na Europa de "Bíblia Citações".

 

Relendo a Literatura de Monteiro Lobato

 

A exposição sobre a releitura das obras de Monteiro Lobato foi uma iniciativa da artista plástica Elisa Carvalho, à frente da Associação de Professores de Arte (Apar). Onze artistas aceitaram o desafio de recriar histórias de Monteiro Lobato, um ícone da Literatura Infanto-Juvenil no Brasil.

A proposta era se fazer obras em um formato padrão, em pano, com medidas iguais e que pudessem misturar a pintura com alinhavos, adaptando-se à idéia da "Literatura Infantil de Monteiro Lobato alinhavada por artistas-educadores".

Durante o projeto Porteira Adentro, alguns artistas estiveram presentes e contaram sobre a confecção das obras. Em uma delas, as folhas de uma árvore são feitas de balas para que as pessoas as peguem, propositalmente, e possam ser remetidas ao mundo de Lobato, com os netos da Dona Benta e as guloseimas da Tia Anastácia. Em outro trabalho, o Pó de Pirlimpimpim da Emília, que leva qualquer pessoa a qualquer lugar do mundo, ou fora dele é representado pela boneca em formato tridimensional.

Daniel Gonçalves Moreira, faz a releitura da obra "O Saci", onde relembra as histórias que o avô contava. "E isso fixou no espelho da minha alma", diz. Ele afirma que a experiência de fazer uma exposição como esta cria um novo instrumento para os professores, que podem levar a atividade para a sala de aula.  

Durante um dos minicursos do Porteira Adentro, professores, alunos e artistas fizeram uma discussão sobre os trabalhos na biblioteca e o professor Antônio Bernardes, disse que tem uma frase de Monteiro Lobato que ele acredita estar incompleta: "Um país se faz de homens e de livros", e Bernardes enfatiza que acrescentaria a arte a essa frase.


Monica Cussi

Assessoria de Comunicação

FAZU





--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.