quarta-feira, 29 de julho de 2009

Lidorc convida acadêmicos ....e mais

A Liga de Dor Orofacial Crônica (Lidorc) convida os acadêmicos de diversas áreas da saúde para participarem da equipe para o segundo semestre de 2009. Os interessados devem comparecer à entrevista de seleção, no dia 3 de agosto de 2009, às 13h30, na sala 24, no Bloco A (Fisioterapia), no Campus Centro, na avenida Guilherme Ferreira. Se preferirem, podem participar da entrevista enviando um e-mail para: lidorc.dor@hotmail.com com nome, curso, RA e currículo acadêmico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9995-7965 (Polyana) e 983-0057 (Larissa).

Uniube capacita multiplicadores sobre posse responsável de animais

Pelo menos 50 professores da rede pública e mais de 25 mil alunos e seus familiares serão beneficiados com a parceria entre a Universidade de Uberaba (Uniube) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A avaliação é do professor do curso de Medicina Veterinária da Uniube e um dos orientadores do Programa de Atividades Complementares (Piac), Cláudio Yudi Kanayama. A parceria terá acompanhamento de Yudi e de alunos da Uniube, por meio do Piac.

O primeiro encontro será na quinta-feira (6 de agosto), das 13h às 15h, no Centro de Controle de Zoonoses, e vai tratar os temas Organizações Não-Governamentais, Sociedade Uberabense de Proteção aos
Animais (Supra) e Legislação. O segundo será no dia 13, que discutirá Mobilização Social, sugestões de atividades e experiências de projetos nacionais, e o terceiro, no dia 19, será feita visita técnica ao CCZ e ao Hospital Veterinário de Uberaba (HVU). "Os professores estão adorando a ideia que, na verdade, surgiu com a dengue, quando era necessário combate forte e o Centro de Zoonoses não tinha pessoal em número suficiente", revela, acrescentando que treinar o professor para ser multiplicador das informações e orientações nas escolas é uma excelente alternativa.

O objetivo é desenvolver ações educativas de orientação, por meio do Projeto Saúde Animal, com o intuito de se tornarem multiplicadores das informações técnicas e das ações práticas que envolvam a posse responsável de animais domésticos. Também visam a estimular a inserção do tema nas atividades pedagógicas da rotina educacional, de forma a incentivar e fortalecer as atividades interdisciplinares.
De acordo com Yudi, a posse responsável de animais é uma ação de cidadania que significa a manutenção constante de animais nos domicílios de seus proprietários em condições adequadas de higiene, manejo reprodutivo e alimentar adequados. A capacitação dos educadores será realizada também no mês de agosto de 2009, na Casa dos Conselhos, na rua Artur Machado, 553, no centro. As atividades nas escolas serão desenvolvidas no período de agosto a novembro 2009.
 

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.