sábado, 23 de janeiro de 2010

Uniube ganha 2º lugar no Prêmio Jayme Torres 2009

A Universidade de Uberaba (Uniube) ganhou o segundo lugar do "Prêmio Jayme Torres 2009" com trabalho que destaca plantas medicinais e/ou fitoterápicos, apresentado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), pela ex-aluna da instituição Izabel Pereira de Assis, atualmente farmacêutica. O prêmio foi entregue na solenidade do Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro de 2010, durante a solenidade oficial em comemoração à data e aos 50 anos do CFF, realizada em Brasília (DF). 

O trabalho premiado foi desenvolvido na Uniube, no programa de iniciação científica sob coordenação dos professores-doutores Elizabeth Uber-Bucek (Laboratório de Ciências Farmacêuticas - Farmcognosia da Universidade) e  Marcelo Henrique Napimoga (Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Uberaba), envolvendo multiprofissionais da área da saúde, contando com a colaboração do CPQBA/Unicamp nas análises cromatográficas. 

O objetivo do Prêmio é identificar, reconhecer e difundir ações de Farmacêuticos e de Jovens Farmacêuticos, que tenham por objetivo melhorar as condições de saúde da comunidade e sua qualidade de vida. Assim sendo o trabalho foi apresentado ao CFF, pela ex-aluna desta instituição Izabel Pereira de Assis, atualmente farmacêutica.
 
A comissão avaliadora do CCF foi integrada pelos experts em plantas medicinais e fitoterápicos, o conselheiro Federal de Farmácia por São Paulo, Ely Saranz Camargo, e os doutores Maria das Graças Lins Brandão e Nilton Luz Neto.

Trabalho
"Atividade antiinflamatória e mecanismos de ação do extrato de Mikania laevigata na peritonite induzida por carragenina".
Autores: Izabel Pereira de Assis (a), Claudiney Freitas Alves (b), Vanessa Beatriz Freitas Alves (b), Juliana Trindade Clemente Napimoga (b), Marcelo Henrique Napimoga (a,b), Daniela Dal Secco (c), Fernando Queiroz Cunha (c), Vera Rehder (d) e Elizabeth Uber-Bucek (a,b).
(a) Laboratório de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Uberaba (MG);
(b) Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Uberaba (MG);
(c) Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (SP);
(d) Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas,Biológicas e Pesquisas Agrícolas, CPQBA/UNICAMP (SP).
 
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação
Universidade de Uberaba (Uniube)
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.