sexta-feira, 18 de março de 2011

Palestra com Laurentino Gomes - Autor de 1808 e 1822 virá a Uberaba dia 31

Autor do best-seller "1808", o jornalista e escritor Laurentino Gomes apresenta o livro "1822", um relato detalhado sobre a Independência do Brasil. Ele virá a Uberaba para proferir palestra, no dia 31, às 20h, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, em uma realização da Fundação Cultural e do Arquivo Público, com apoio da Uniube. Ele retrata, em suas obras, respectivamente, a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil e o processo de independência brasileiro. Gomes usa elementos pitorescos e, às vezes, engraçados para conduzir o leitor a um mergulho mais profundo à sua própria história.

"1822" é resultado de três anos de pesquisas, durante os quais o autor leu ou consultou cerca de 170 livros e outras obras de referências sobre o tema no Brasil e em Portugal. Também percorreu diversos locais dos acontecimentos ligados à Independência do Brasil ou à vida de D. Pedro I nesses dois países. "O trabalho de campo é o que diferencia um livro reportagem como este", afirma Laurentino. "A técnica jornalística permite observar esses locais e constatar que, apesar da grande distância no tempo, eles contêm ainda hoje informações relevantes".

Com "1808", Laurentino Gomes ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, nas categorias Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e do Brasil. Nascido em Maringá, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Saiba mais no site  www.laurentinogomes.com.br.

Rose Dutra | Uniube 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.