quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pesquisa inédita fará sequenciamento do genoma do Girolando

Uma pesquisa inédita para identificar o genoma da raça bovina Girolando começou a ser desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite. Até agora, os estudos realizados nesta área, tanto no Brasil quanto em outros países, foram feitos apenas com animais taurinos e zebuínos. "Vamos comparar os bovinos oriundos de cruzamento com taurinos e zebuínos para saber qual a diferença entre eles. Futuramente, essas informações poderão auxiliar no processo de seleção das fazendas", diz Marcos Vinicius Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, que irá conduzir as pesquisas. Ele também está realizando o sequenciamento do genoma das raças Gir Leiteiro e Guzerá, cujos resultados devem ser anunciados no final do ano.
O touro escolhido para a pesquisa é IPA Bochecho (Girolando Puro Sintético - PS), pertencente à Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária - IPA. O animal vem de uma linhagem de várias gerações de PS e faz parte do Teste de Progênie da Girolando. A estimativa é que em dois anos os resultados sejam anunciados. O Girolando é uma raça criada no Brasil, a partir do cruzamento entre as raças Gir e Holandês, e é responsável por 80% da produção de leite do país. Por manter boa produção em regiões tropicais, alimentando basicamente de pasto, tem sido bastante procurada por países da África, Américas do Sul e Central, entre outros.
Os pesquisadores acreditam que o sequenciamento do genoma irá conferir maior agilidade e eficiência às pesquisas que buscam identificar genes que afetam características de produção ou que causam enfermidades genéticas. "A seleção genômica tornará possível o melhoramento de características de mensuração difícil ou tardia e a formação de rebanhos mais produtivos, eficientes, saudáveis e com alta produção leiteira", garante Silva, que será um dos palestrantes do 1º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, evento marcado para ocorrer entre os dias 22 e 24 de setembro, em Araxá (MG). O pesquisador falará sobre os resultados e perspectivas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Outro palestrante do evento com estudos na área genômica é o pesquisador da UNESP, José Fernando Garcia, coordenador do projeto do genoma de zebuínos, cujos resultados foram anunciados esta semana.
No Brasil, os estudos com genoma vêm sendo desenvolvidos por várias universidades e centros de pesquisa. A expectativa é de que em um futuro breve a seleção genômica possa ser aplicada nas propriedades. Como ela é baseada em milhares de marcadores moleculares, o tempo necessário para concluir as avaliações cairá de cinco para um ano. Por enquanto, o criador pode selecionar com base em alguns marcadores moleculares incluídos no Sumário de Touros Girolando, divulgado anualmente pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e Embrapa Gado de Leite, além dos índices zootécnicos e da avaliação visual.
Larissa Vieira | Imprensa Girolando      
-- 
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura