sábado, 3 de dezembro de 2011

HVU inaugura Setor de Oncologia Veterinária

Hospital Veterinário de Uberaba conta com o mais novo Setor de Oncologia Veterinária para cães e gatos / Foto L.Adolfo

Ao contrário do que acontece com seres humanos, a maioria das raças de cães não perde os pelos do corpo. A afirmação é da doutora Joice Lara Maia Faria, médica veterinária e professora da Universidade de Uberaba (Uniube), que será responsável pelo Setor de Oncologia Veterinária, inaugurado no Hospital Veterinário de Uberaba, mantido em parceria entre Uniube/ABCZ/Fazu. 

Ela explica que são usadas algumas medicações com a sessão de quimioterapia objetivando minimizar esses efeitos. A doutora esclarece que os efeitos colaterais que o tratamento quimioterápico pode desencadear são bem mais tolerados pelos animais, quando comparados às pessoas submetidas ao mesmo tratamento. Contudo, acrescenta, quando ocorrem, observa-se mais frequentemente vômito, diarréia e diminuição das células de defesa (imunossupressão).

A oncologia veterinária é uma especialidade que cada vez mais vem sendo estudada e utilizada, pois a quantidade de tumores (câncer) em animais tem aumentado progressivamente na última década. Tumores em cães e gatos são comuns, e aproximadamente 50% destes animais com mais de dez anos de idade, terão o diagnóstico de algum tipo de tumor. 

A demanda pelo tratamento de animais de companhia com câncer está em crescimento, e a perspectiva é que aumentará ainda mais num futuro próximo. No Setor de Oncologia do HVU, a quimioterapia será indicada no tratamento de alguns tipos de tumores, dependendo de sua malignidade, comuns em cães como o linfoma e tumores mamários. O HVU contará com equipamento próprio para manipulação dos medicamentos quimioterápicos, local para quimioterapia e apoio dos setores de cirurgia, diagnóstico por imagem e patologia clínica. 

Mais informações podem ser obtidas no HVU, através do telefone (34) 3319-8787.

via Rose Dutra / Comunicação-Uniube
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.