terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uberaba e região - Hemominas convoca doadores

A unidade da Fundação Hemominas em Uberaba tem registrado queda de cerca de 30% no comparecimento de doadores nas últimas semanas. Os grupos sanguíneos mais afetados pela queda são O positivo, O negativo e A negativo. O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha – hemácias – dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Portanto a Fundação Hemominas necessita de doações diárias para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.

O Hemocentro Regional de Uberaba atende à demanda Transfusional de 16 unidades, em 27 municípios da região. O Hemocentro fica localizado na rua Getúlio Guaritá, 250 – Abadia.

Segundo a Portaria 1.353, do dia 13 de junho, do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Para candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, que comparecerem nas unidades da Fundação Hemominas, a doação de sangue será permitida com a presença dos pais, tutores ou guardiães, ou autorização dos responsáveis legais com firma reconhecida em cartório. Acima de 60 anos só poderão doar aquelas pessoas que já tenham realizado uma primeira doação. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica.

O modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao
Outras informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas no Estado, podem ser obtidas pelo call center 155. A chamada é gratuita em todo o Estado.

Conheça o Projeto Na Veia: www.projetonaveia.com.br.

via Agência Minas
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura