quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Uniube participa de Simpósio Nacional em Ciência Animal

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participam nesta semana do I  Simpósio Nacional em Ciência Animal (Sinca), evento técnico científico organizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, que visa a complementar a formação acadêmica e trazer novos enfoques e atualizações em diversas áreas em medicina veterinária. A informação é do professor da Uniube, Cláudio Yudi, ressaltando que o evento terá a  participação de profissionais renomados de todo o Brasil.
Neste ano contará com oito módulos de palestras concomitantes, que possibilitarão aos participantes a escolha do tema relativo à sua área de interesse, tais como:  Avanços Tecnológicos e Científicos na Produção de Aves, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica e Cirurgia de Ruminantes, Novos Enfoques da Equideocultura, Biotecnologias da Reprodução, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Leite e Suinocultura.
O curso de Medicina Veterinária da Uniube, uma parceria entre Uniube, Fazu-Fundagri e ABCZ , enviará os seguintes trabalhos, já aprovados  previamente pela comissão científica do evento:
  1. DERMATITE POR QUEIMADURA EM JABUTI TINGA (Geochelone denticulata, LINNAEUS, 1766): RELATO DE CASO
  2. NOVO MÉTODO DE CONTENÇÃO FÍSICA EM OURIÇOS (Coendu spp, LINNAEUS, 1758)   
  3. UTILIZAÇÃO DE FITAS ADESIVAS DE RAYON/VISCOSE E ACRÍLICA EM FRATURA DE TIBIOTARSO DE PERIQUITO REI (Aratinga aurea, GMELIN, 1788): RELATO DE CASO
  4. TRAUMA ELÉTRICO EM MACACO BUGIO (Alouatta guariba, HUMBOLDT, 1812): RELATO DE CASO
  5. PIODERMITE SUPERFICIAL EM OURIÇO (Coendu prehensilis, LINNAEUS, 1758): RELATO DE CASO
  6. RESGATE DE LOBOS-GUARÁS (Chrysocyon brachyurus,  ILLIGER, 1815) EM TUBULAÇÃO DE TANQUE DE ARMAZENAMENTO DE VINHAÇA EM USINA DE AÇÚCAR E ÁLCOOL: RELATO DE CASO
  7. MAUS TRATOS EM GALOS DE BRIGA (Gallus gallus) NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG
  8. ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS ENCAMINHADOS AO SETOR DE RADIOLOGIA DO HOSPITAL VETERINÁRIO DE UBERABA, MG
  9. OCORRÊNCIA DE Ancylostoma spp. EM ONÇA PARDA (Puma concolor, LINNAEUS, 1771):RELATO DE CASO
  10. AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CÃES E GATOS ADOTADOS E DOS ADOTANTES NO MUNICÍPIO DE UBERABA, MG
  11. LEVANTAMENTO DE VERTEBRADOS SILVESTRES ATROPELADOS NAS RODOVIAS MG-427 E MG-190 ENTRE OS MUNICÍPIOS DE UBERABA, MG E NOVA PONTE, MG
  12. ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE BEM-ESTAR EM GATIL EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE DE UBERABA, MG
  13. ANÁLISE MORFOMÉTRICA DAS PEGADAS DE ONÇA-PARDA (Puma concolor, LINNAEUS, 1771)
Os principais alunos que auxiliaram na elaboração dos trabalhos são:

Guilheme Dias Araujo (7º período) 
Rafael Ferraz de Barros  (6º período) 
Laura Carneiro Vasques (3º período)
Orientador: Cláudio Yudi Kanayama
A maioria dos trabalhos apresentados foca as pesquisas realizadas a partir dos atendimentos de animais selvagens atendidos no Hospital Veterinário de Uberaba, considerado um dos maiores e mais bem equipados hospitais veterinários do Brasil. Os trabalhos serão apresentados em banners nesta quarta-feira (24) e na sexta-feira (26) e serão publicados posteriomente em anais.
Yudi destaca que, com certeza, é o maior número de trabalhos apresentados por alunos, pelo menos no curso de Medicina Veterinária fora da instituição com impacto nacional. Mais informações:

Rose Dutra | Uniube
--  

farolcomunitario | rede web de informação e cultura
 coletivo de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.