sábado, 5 de janeiro de 2013

TIC cria ferramenta para críticas e sugestões

Profa. Inara | Foto: Rose Dutra

O professor Marco Antônio Escobar, titular da Coordenação da Produção de Materiais Didáticos da Universidade de Uberaba, informa que foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Educação a Distância (EAD), uma ferramenta no Ambiente Virtual do Aluno (AVA), intitulada "Formulário de Críticas e Sugestões", para funcionar como um canal de comunicação direta com o setor de Produção de Materiais Didáticos e para ser utilizada por todos os envolvidos com o processo de educação a distância da Uniube.

Neste ambiente, poderão ser postadas sugestões e/ou críticas relativas ao material didático produzido em qualquer das mídias utilizadas (mídia impressa ou eletrônica): livros, material didático postado no AVA ou videoaulas/teleaulas.

Além disso, haverá um espaço para que os interessados possam postar sugestões de referenciais de respostas das atividades e/ou questões de aprendizagem constantes dos livros e do AVA. Desta forma, Escobar espera poder otimizar o processo de identificação de erros existentes, sejam eles tipográficos (erros gramaticais, textuais ou de digitação), de gravação (imagem/texto) ou conceituais, no material produzido, bem como a tomada de providências para corrigi-los o mais rápido possível, contribuindo assim para a consecução de um de nossos principais objetivos, qual seja o de garantir o controle de qualidade dos materiais didáticos produzidos pela Uniube.

Todas as inserções feitas na ferramenta serão acessadas e lidas pela equipe de Produção de Materiais Didáticos, bem como por aqueles diretamente envolvidos com as questões colocadas em cada caso. Ele esclarece que todas as informações serão tratadas com o necessário cuidado e sigilo, visando apenas à melhoria dos materiais didáticos. Mesmo assim, a pessoa interessada em postar suas críticas e/ou sugestões ainda terá a alternativa de não se identificar, se assim o preferir.

Esclarece, ainda, que para garantir o melhor aproveitamento possível dessa ferramenta, está sendo elaborado um tutorial sobre a estrutura e o funcionamento do mesmo para facilitar o acesso e a utilização e que estará disponível no AVA. “Gostaríamos de receber sugestões e/ou críticas também em relação à própria ferramenta e ao seu funcionamento, para que possamos aperfeiçoá-la cada vez mais”, enfatiza.

Espírito colaborativo - A pró-reitora de Ensino Superior,  professora Inara Barbosa Pena Elias, o professor  Escobar e a equipe de Produção de Materiais e TIC EAD. Ressalta que a ferramenta cria a possibilidade da produção em rede e confirma  o espírito colaborativo que predomina no trabalho de todos que se envolvem com a EAD na Uniube. “Uma ferramenta, muitos significados”, finaliza.

via Rose Dutra | Uniube