domingo, 13 de janeiro de 2013

Pesquisa traça perfil intelectual de Eduardo Palmério


Jornalista manteve espírito independente em um período de grande polarização partidária

“Mais vale errar por conta própria do que deixar que acertem por nós” - Eduardo Palmério

Eduardo Palmério (1906-1976), conhecido também pelo pseudônimo “Camarada Lorotoff”, foi um cronista muito popular que atuou na imprensa paulistana entre as décadas de 1940 e 1970. 

Seus comentários eram marcados por um extraordinário senso de humor, pela crítica social original e pela postura política independente. 

Eduardo Palmério nasceu em Sacramento (MG), começou a carreira em Uberaba (MG), trabalhou na capital paulista e publicou quatro livros entre 1949 e 1958. Ele era irmão do escritor Mário Palmério (1916-1996).

Para recuperar a memória deste personagem, o historiador André Azevedo da Fonseca, professor e pesquisador na Universidade Estadual de Londrina (UEL), publicou um perfil intelectual deste cronista na Revista da Intercom. E os achados são verdadeiras pérolas da história da crônica brasileira.

Fonseca observa que Eduardo Palmério conseguiu captar as sensibilidades do público de seu
tempo e, por meio de trocadilhos irônicos, anárquicos e surpreendentes, expressou a opinião de seus contemporâneos sem cair na armadilha do corporativismo partidário.

Fonseca explica que descobriu os textos do Camarada Lorotoff durante as pesquisas para o livro A construção do mito Mário Palmério, lançado recentemente pela Editora da Unesp. “Talvez pela celebridade do irmão, Eduardo foi deixado de lado. Mas sua produção é relevante e oferece uma contribuição significativa para a história da crônica brasileira” – afirma.

A pesquisa está disponível no site da Revista da Intercom

via Rose Dutra | Uniube