quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Senac realiza a II Mostra da Aprendizagem Comercial


Instrutores e alunos nos momentos de últimos preparativos para a Mostra | Divulgação

Estimular o potencial empreendedor de jovens aprendizes, criando novas possibilidades de empregabilidade. Esse é o objetivo da II Mostra da Aprendizagem Comercial, promovida pelo Senac, nos dias 24 e 27 de agosto, na Avenida Odilon Fernandes, 333, das 14 às 16 horas. 

A expectativa é de que o evento, que ocorre simultaneamente em 34 unidades do Senac no Estado, envolva ao todo aproximadamente três mil jovens aprendizes, que abordarão em seus projetos os temas: Empreendedorismo corporativo, a nova postura de quem faz a diferença; e Empreendedorismos na copa do Mundo: oportunidades, desafios e inovação. 

Organizado como uma feira corporativa, o evento possibilitará que os alunos disponham seus projetos simultaneamente em estandes, tendo como base o plano de curso do programa de aprendizagem. Estão previstas apresentações de empresas simuladas, oficinas, workshops, feira de talentos, ações de sensibilização para o meio ambiente, políticas de utilização de informática no ambiente corporativo, projetos com o tema Gentileza, entre outras atividades.

 “No evento, os participantes irão demonstrar atitudes empreendedoras a partir da execução de projetos que agreguem valores às organizações contratantes", explica a diretora da Aprendizagem Comercial, Janaína Perdigão de Souza. Ela afirma ainda que a mostra é um mecanismo importante para que os jovens ganhem visibilidade diante da comunidade e de empresas contratantes que acreditaram e optaram pelo Senac como instituição parceira. 

Programa Jovem Aprendiz
Instituído por Lei Federal, o Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos. Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos de Aprendizagem um percentual de aprendizes proporcional ao número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento cujas funções demandem formação profissional.

No programa desenvolvido pelo Senac, o contrato de Aprendizagem Comercial tem duração de um ano. Simultaneamente à prática profissional nas empresas parceiras, os aprendizes frequentam as aulas, em semanas alternadas, nas diversas unidades do Senac. Além de adquirir o conhecimento técnico, eles são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

O programa já beneficiou mais de 20 mil jovens em Minas Gerais. Em 2011, foram sete mil contemplados e a previsão deste ano é de que mais 10 mil sejam absorvidos pela ação. São ofertados cursos de aprendizagem em Serviços Administrativos, Operador de Computadores, Almoxarifado, Supermercado, Vendas e Postos de Combustíveis.

Outras informações sobre o Senac Minas: www.mg.senac.br ou (34) 3334-3400.

via Fabiana Silbor