quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Adelmo pede revisão de mudança de local da cerimônia da Medalha Chico Xavier

O deputado estadual Adelmo Leão(PT) repudiou a mudança do local e data da solenidade de entrega da Medalha Chico Xavier – Comenta da Paz. Em ofício enviado ao presidente do Comitê da comenda, procurador Joaquim Cabral Neto, afirmou que a mudança fere a Lei 13.394, não só na mudança de local, como também no que diz respeito a data e número de homenageados. Tradicionalmente, a entrega da medalha é realizada em Uberaba, no dia 2 de março, data do aniversário da cidade.

Na última sexta, 18/2, o comitê se reuniu na Assembleia Legislativa e decidiu que a homenagem será realizada em Pedro Leopoldo, cidade natal de Chico Xavier, no dia 2 de abril. Além disso, também foram definidos o número de agraciados e escolhidos o presidente, vice-presidente e secretário do comitê. A notícia da mudança do local de realização da solenidade mexeu com a cidade de Uberaba e ocupou os jornais no fim de semana na cidade.

No documento, o deputado Adelmo Leão afirma que a decisão é uma "aberração jurídica e cívica", fere dispositivos legais e agride a consciência comunitária uberabense. Ele lembra que a legislação declara expressamente que a honraria será outorgada anualmente em Uberaba, no dia 2 de março, data do aniversário da cidade.

Além do local e data, a Lei 13.394/99 estabelece que dez personalidades serão agraciadas a cada ano. No entanto, o Comitê estabeleceu que 15 pessoas serão agraciadas. Adelmo Leão foi enfático ao finalizar o documento: "Faço questão de deixar registrado meu solene protesto contra a aberração cometida. Os responsáveis pela decisão merecem o repúdio da comunidade uberabense."

A íntegra do ofício

GAB/DEP/ACL 018 /2011                        

Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2011.

 

 

Prezado Senhor,

 

 

Tomada de compreensível estupefação, a nobre comunidade de Uberaba inteirou-se, dias atrás, de uma resolução, atribuída ao Comitê Permanente responsável pela administração da Comenda da Paz Chico Xavier, transferindo para a cidade de Pedro Leopoldo a solenidade de entrega das láureas a serem concedidas neste ano de 2011.

Totalmente solidário com a sociedade uberabense em sua justa manifestação de inconformismo, desejo expressar a Vossa Excelência e, por seu intermédio, aos ilustres integrantes do colegiado que preside, minha insatisfação, como parlamentar e cidadão, com relação à decisão anunciada. A leitura atenta de todos os dispositivos do projeto, da Lei e regulamento concernentes à "Comenda da Paz Chico Xavier"  asseguram, de forma robusta e inequívoca, a certeza de que o ato enfocado fere clamorosamente o texto legal. Ao mesmo tempo, alveja em cheio os sentimentos da sociedade uberabense.

Dispenso-me de trazer à douta consideração de Vossa Excelência argumentação mais alentada a respeito do entrelaçamento da trajetória de vida de Francisco Cândido Xavier, patrono da "Comenda da Paz", com a história de Uberaba, cidade por ele eleita para a realização do trabalho humanitário e espiritual que o celebrizou, já que essa ligação é por demais notória no entendimento da opinião pública brasileira.

 Atenho-me, pois, ao traduzir minha discordância quanto à deliberação, aos dizeres dos textos legais que norteiam a concessão da Comenda. O que está claramente registrado, sem margem a mais tênue dúvida, é que a solenidade anual de concessão da láurea, conferida a dez personalidades, será realizada sempre em Uberaba, no dia dois de março, por ocasião das comemorações do aniversário do município.

As disposições legais concernentes à matéria não permitem, a título algum, a quem quer que seja, quaisquer inovações envolvendo local e data para a celebração e oscilação quanto ao numero de agraciados com a homenagem.

Alimento, sinceramente, confiante no espírito público e bom senso de Vossa Excelência  e dignos companheiros de colegiado a expectativa de que o "Comitê Permanente da Comenda da Paz Chico Xavier", à base dessas informações, se disponha, num gesto de grandeza que enaltecera  seus integrantes, a rever o impensado ato, que tanta indignação disseminou no seio da comunidade uberabense.

Sirvo-me do ensejo para transmitir-lhe as expressões de meu cordial apreço.

 

 

 

Adelmo Carneiro Leão

Deputado Estadual – PT/MG.

 

 

            Excelentíssimo Senhor.

            Joaquim Cabral Neto

            Procurador  do Ministério Público do Estado de  Minas Gerais.

            Avenida Álvares Cabral , 1740 – 1º. Andar

           Belo Horizonte – Minas Gerais

Lúcia Azevedo | Assessoria de Imprensa do deputado Adelmo Leão(PT) 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.