quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Embrapa Trigo negocia instalação de unidade em Uberaba

Fotos Laura Pimenta
1 - Repórter entrevista o professor da Uniube e da Fazu, André Fernandes, um dos coordenadores do Conird
2 - Gerente geral da Embrapa Trigo, Sérgio Doto, em entrevista à imprensa de Uberaba

 
O município de Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, pode sediar em breve uma unidade da Embrapa Trigo. A informação foi dada pelo gerente geral da empresa, Sérgio Doto, que está na cidade para viabilizar a instalação e também participar da vigésima edição do CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), que acontece até o dia 08 de dezembro, no Centro de Eventos da ABCZ. 

As primeiras negociações para instalação da unidade terão início amanhã (07/12) com representantes da Epamig e Prefeitura Municipal de Uberaba. "Como a região do cerrado é muito grande a intenção é estabelecermos novos grupos de pesquisa em regiões diferentes. Além de Uberaba, a Embrapa Trigo estuda instalar pólos de pesquisa também em Brasília/DF e Rio Verde/GO", afirma Sérgio Doto.
Se a unidade de Uberaba for estabelecida, este pólo poderá contar com até cinco pesquisadores, em parceria com a Epamig. A Embrapa Trigo está sediada em Passo Fundo/RS.

O potencial do Cerrado, principalmente no Brasil Central (parte dos Estados de Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) para a produção de trigo irrigado é um dos assuntos que será tratado no XX CONIRD, durante oficina programada para o dia 08 de dezembro, com o tema "Sistemas de produção de grãos irrigados: alternativas, manejo, rotações e sequências de culturas".
 
Ao final do evento, pretende-se que sejam levantadas sugestões e recomendações para a elaboração do Projeto de Criação de um Pólo de Produção de Trigo Tropical do Brasil, para ser lançado em 2011 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participam desta oficina: Domingos Costa (Sinditrigo/MG), Eduardo Abrahim (Atriemg), Moacil Alves (UFV/MG), Claudio Malinsky (Coopadaf/DF), Claudio Lazzaroto (Embrapa), Hortêncio Paro (Empaer/MT), Celso Yamanaka (Coopadaf/MG), Julio Albrecht (Embrapa), Jadir Lanza Rabelo (Grupo Calsete/MG) e Vanoli Fronza (Embrapa/Uberaba/MG). Mais informações: ww.abid.org.br, com Laura Pimenta, da Assessoria de Imprensa do XX CONIRD ou pelo telefone (34) 9160-6084.
 
Rose Dutra | Uniube
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.