domingo, 13 de janeiro de 2013

PMU adquire tecnologia de empresa graduada na Unitecne/Uniube


Unidade CodauFértil foi inaugurada no fim de dezembro 

O Codau/Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba passou a utilizar sistema de tratamento de esgoto desenvolvido como uma alternativa sustentável e eficiente para a preservação ambiental. 

A unidade CodauFértil, inaugurada dia 28 de dezembro de 2012, na Estação de Tratamento de Esgoto-ETE Rio Uberaba, conta com tecnologia desenvolvida pela Ondatec, empresa graduada na incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Uniube, a Unitecne.

O CodauFértil é um projeto que visa a transformar o lodo em biofertilizante (organomineral) para fins agrícolas e florestais, pois possui nutrientes necessários ao condicionamento do solo. O tratamento de esgoto consiste em separar a matéria orgânica da água, por métodos físicos, mecânicos e biológicos. Esse processo gera um lodo (biossólido) contaminado por micro-organismos patogênicos, como bactérias e vírus.

O biossólido passará por tratamento térmico, através do forno micro-ondas, para eliminar as contaminações de agentes de patogênicos e nocivos. Também será feita rigorosa análise da composição química para garantir níveis aceitáveis desses compostos, assegurando o seu uso para finalidades ambientalmente mais adequadas garantindo a qualidade e eficiência para a utilização do CodauFértil na agricultura.

O equipamento da Ondatec é utilizado na fase de tratamento térmico (esterilização) do lodo de esgoto. A parceria entre o Codau e a Uniube,  por meio da empresa incubada Ondatec, busca uma solução sustentável para o aproveitamento do lodo gerado.

via Rose Dutra