sábado, 14 de abril de 2012

Regional de Saúde de Uberaba capacita técnicos para vacinação contra Influenza


Capacitação foi realizada pelo Núcleo de Epidemiologia e abordou também, doenças como Sarampo e Rubéola e a vacinação contra Raiva | Sara Braga/SES-MG

Cerca de 80 técnicos em imunização, zoonoses, enfermeiros e coordenadores de epidemiologia dos municípios da macrorregião Triângulo do Sul foram capacitados nessa quinta-feira (12), para a Campanha de Vacinação contra Influenza 2012, na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Epidemiologia e abordou também, doenças como Sarampo e Rubéola e a vacinação contra Raiva deste ano.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Mirley Azambuja, o objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas por síndrome gripal. “A campanha acontecerá entre os dias 5 e 25 de maio e será destinada a gestantes, pessoas de 60 anos e mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Na regional de Uberaba, serão recebidas 115 mil doses para vacinar a população alvo de 110 mil pessoas, sendo que a meta é alcançar 80% deste total”, falou.

A diretora de Vigilância Epidemiológica do município de Uberaba, Eliane de Lacerda, afirma que o próximo passo é reunir os enfermeiros para repassar as informações e iniciar a divulgação para a população. “No dia D de Vacinação, 5 de maio, todas as Unidades de Saúde do município, exceto as de Pronto Atendimento (UPA), funcionarão das 8h às 17h. As pessoas acamadas serão agendadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas áreas onde não há cobertura de ESF, será possível agendar pelo telefone: (34) 3322 7822”, conclui Lacerda.

Influenza na SRS Uberaba
Em 2009, ano em que ocorreu a pandemia de Influenza A (H1N1), foram monitorados 150 casos suspeitos na SRS Uberaba. Destes, 62 foram confirmados para H1N1, com 13 óbitos e 22 para Influenza Sazonal e outros subtipos gripais; os demais foram negativos. Em 2010 foram monitorados 11 casos, todos com resultados negativos para Influenza. Em 2011, foram monitorados 12 casos, sendo apenas 1 confirmado para Influenza Sazonal. Em 2012, já foram monitorados 4 casos, sendo 3 negativos para Influenza e 1 ainda aguarda resultado.