quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto prevê ampliação do número de touros testados e Novidades da MEGALEITE

Começam preparativos para MEGALEITE 2010

Representantes das associações de raças leiteiras que irão participar da MEGALEITE 2010, principal feira do agronegócio do leite do Brasil, estarão reunidos amanhã em Uberaba (MG) para definir como será a participação de cada entidade no evento. O encontro será às 9h na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora da exposição, e terá a presença das associações de criadores de Holandês, Gir, Sindi, Simental, Jersey, Guzerá, Búfaloe também da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

A feira ocorrerá de 27 de junho a 5 de julho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG) e terá, pela primeira vez, exposição de bubalinos. A Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos anunciou que irá realizar uma exposição ranqueada e um torneio leiteiro durante a feira. Na raça Gir, a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) vai levar para a MEGALEITE as comemorações dos 30 anos da entidade e dos 25 anos do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro.

A exposição entrará no clima da Copa do Mundo da África do Sul, já que acontecerá durante a maior disputa internacional de futebol. Para que os visitantes da MEGALEITE 2010 não percam nenhum lance, seja na pista de julgamento do Parque Fernando Costa, seja nos gramados da África do Sul, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando irá colocar telões próximos à arquibancada, para a transmissão dos jogos.

Outra medida tomada refere-se ao agendamento de leilões em horários diferentes dos jogos. O prazo para envio do requerimento solicitando o agendamento de data para realização de um pregão presencial durante a MEGALEITE 2010 terminou no final de fevereiro. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da feira, Fernando Brasileiro, os pedidos de leilões virtuais, devido ao fato de não terem a limitação de local para serem realizados, devem ser recebidos pela entidade nos próximos meses.

A comissão está analisando as solicitações para leilões presenciais das raças Girolando, Gir Leiteiro e Holandês. Em 2009, a feira teve faturamento de quase R$10 milhões nos 14 leilões presenciais e 13 virtuais. A expectativa é de que a mostra tenha desempenho semelhante em 2010.

A programação geral da feira ainda está sendo definida pela Girolando e será divulgada em breve no site da entidade (www.girolando.com.br). Algumas atrações culturais confirmadas são: a Exposição de Carros Antigos e Exóticos, Projeto Giroleite e Feira de Artesanato.

MAPA, Embrapa e Girolando definem projeto de melhoramento genético

O número de touros Girolando avaliados pelo Teste de Progênie pode crescer em breve. Em reunião realizada ontem (10/03), em Brasília, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite apresentaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um projeto para elevar a quantidade de animais que entram a cada ano para o Teste de Progênie. Com isso, será preciso aumentar também o total de rebanhos colaboradores, cujas fêmeas são inseminadas com sêmen dos reprodutores em teste. Hoje, existem mais de 200 rebanhos colaboradores em várias regiões do Brasil. Para ampliar este número, será preciso a liberação de recursos pelo Ministério. "Na hora de definir a genética de qual touro vai usar em seu rebanho, o produtor quer o mínimo de garantia, e é exatamente através do Teste de Progênie que o reprodutor mostra sua verdadeira capacidade de transmitir e melhorar a produção leiteira de suas filhas", explica Celso Menezes. Atualmente, 70 reprodutores estão sendo avaliados no Teste de Progênie.

A Embrapa e a Girolando ainda pretendem aumentar a coleta de amostras de leite utilizadas para obtenção das informações sobre os índices de gordura, proteína e contagem de células somáticas (característica indicadora de predisposição à mastite) que fazem parte do Sumário de Touros. Outra meta do projeto é incluir novos marcadores genéticos para a raça.

As propostas foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius da Silva, coordenador das pesquisas com o Teste de Progênie. Participaram também do encontro, o presidente da Girolando, José Donato Dias Filho, o superintendente Técnico da entidade, Celso Menezes, a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Marta Fonseca, o diretor do Departamento de Sistema de Produção e Sustentabilidade do Mapa, Sávio José Barros de Mendonça, o coordenador de Produção Integrada do Mapa, Felipe Corrêa, e a representante da coordenação de Certificação zootécnica do Mapa, Raquel Caputo. Durante o encontro, ficou aprovado a nova taxa de emolumentos da Associação de Girolando, referente aos serviços prestados pela entidade aos criadores em todo o Brasil.

Associados aprovam balanço e contas da Girolando


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (11/03), na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a prestação de contas do ano de 2009 da entidade. Durante a assembleia geral, o presidente da Girolando, José Donato Dias Filho, apresentou o relatório da gestão 2009 e o parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço e contas. Os associados presentes à assembleia aprovaram por unanimidade a prestação de contas.
 
Girolando estreia na Emapa, em Avaré (SP)

Pela primeira vez a raça Girolando entra na pista de julgamento da Emapa, em Avaré (SP). Os julgamentos acontecem hoje (11/03) e amanhã, sob coordenação do juiz Euclides Prata dos Santos Neto. A expectativa é que 120 animais sejam julgados. De acordo com um dos organizadores, Fernando José Garcia, o julgamento conta com a participação de representantes dos criatórios de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O diretor da Girolando Eugênio Deliberato está representando a entidade no evento. Haverá também o Leilão da Raça Girolando, amanhã, às 20h, no Tatersal promovido pelos criadores e Avaré e região, Fazenda Pinheirinho e Estância São José.

Este segundo turno também trará diversas atividades envolvendo todas as raças. Ao total, serão realizados quatro leilões das raças Brahman, Girolando, Santa Gertrudis e Gir. Outra atividade bastante importante será a realização de um Torneio Leiteiro da raça Gir.

O segundo turno da eposição iniciou na última segunda feira, dia 8 de março, com a chegada de 8 raças bovinas, sendo elas Brahman, Simental, Angus, Santa Gertrudis, Limousin, Guzerá, Gir e Girolando e também duas raças equinas: Mangalarga Paulista e Muares.

Já o meiro turno da 45ª Emapa teve julgamentos de Nelore e das raças eqüinas Mangalarga Marchador, Bretão, Percheron e Clydesdale.

Larissa Vieira
jornalista
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.