quarta-feira, 2 de maio de 2012

Volkswagen participa da 78ª ExpoZebu, em Uberaba, com Amarok automática e Saveiro Cross

Amarok tem transmissão automática de oito marchas, que é a mais moderna e eficiente da categoria
Motor diesel biturbo da Amarok está mais econômico e mais potente: 180 cv
Amarok tem mais versões: agora são nove

Saveiro Cross se destaca pelo caráter aventureiro, visual robusto, equipamentos diferenciados e conforto

A Volkswagen do Brasil participa da 78ª edição da ExpoZebu entre os dias 28 de abril e 10 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais. Em seu estande, a Volkswagen expõe a pick-up média Amarok Highline com nova transmissão automática de oito marchas, que é a mais moderna e eficiente de sua categoria, e a Saveiro Cross. No evento, os veículos também poderão ser testados em pista off-road com obstáculos.

A ExpoZebu trará uma série de novidades e os melhores exemplares das raças zebuínas. O parque onde será realizado o evento teve parte de sua estrutura reformada, com três novos pavilhões.

A feira, promovida pela ABCZ, também será palco de grandes debates e lançamentos. Com o tema "Zebu: o futuro em boas mãos", a exposição fará uma prévia da Rio+20, conferência da ONU que ocorrerá no Brasil, no mês de junho. Outros temas de encontros serão Código Florestal, sanidade animal, avanços da cadeia produtiva (produção, indústria e mercado), Pró-Genética (programa de melhoria do rebanho nacional) etc.

A 78ª ExpoZebu contará com 41 leilões oficializados e três shoppings de animais. Além dos eventos técnicos, a feira terá ainda setor de alimentação, shows regionais e parque de diversões.

Amarok ganha transmissão automática com oito marchas

A Volkswagen acaba de lançar a versão automática de sua pick-up média Amarok, que estabeleceu, em 2010, novos padrões de tecnologia e inovação em seu segmento. Agora, a pick-up Volkswagen volta a revolucionar sua categoria, pois conta com uma inovadora transmissão automática com oito marchas.

Com o novo sistema, a Volkswagen Amarok oferece conforto de rodagem ainda maior, principalmente para os usuários que a utilizam na cidade. O novo câmbio também garante um excepcional comportamento fora de estrada e nível de consumo abaixo da mesma versão equipada com câmbio manual.

A Amarok é a primeira pick-up com câmbio automático de sua classe a contar com oito marchas, que possibilitaram aos engenheiros da Volkswagen ampliar a distância entre as relações da primeira e da oitava velocidades em relação às transmissões automáticas convencionais. Graças a essa maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil.

A oitava marcha foi configurada como "overdrive", para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Como na versão manual, a Amarok com transmissão automática de oito marchas e tração 4MOTION proporciona alto desempenho na utilização todo-terreno, mas suas características dispensam a necessidade de engrenagens de redução.

Maior potência: 180 cv

A chegada da nova transmissão automática coincide com a estreia do novo motor 2 litros biturbo TDI, com 180 cv (132 kW). Com torque máximo de 42,8 kgfm (420 Nm), ele garante excelente desempenho e rodagem suave à pick-up, mesmo quando usada para rebocar um trailer ou com carga pesada. Com o câmbio automático e tração 4MOTION, a Amarok chega a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 179 km/h, alcançada em sétima marcha (a oitava marcha é configurada como "overdrive"). A retomada de velocidade de 80 km/h a 120 km/h é feita em apenas 8,5 segundos.

O aumento de potência do motor TDI biturbo se deve à atualização do software de controle e a alterações efetuadas nos turbocompressores. Nas versões com transmissão manual equipadas com o motor TDI biturbo, a potência também foi elevada de 163 cv para 180 cv. O torque permanece em 40,8 kgfm.

Com o novo motor e o câmbio automático, a capacidade de reboque da Amarok aumentou para 2.860 kg (em subidas até 12%) – um alto valor em sua categoria. A motorização de 163 cv deixa de ser oferecida em razão da introdução da nova motorização de 180 cv.

Novas versões

A nova transmissão automática é exclusividade da versão Highline, topo de linha da Amarok. A gama de ofertas da pick-up média da Volkswagen foi ampliada para um total de nove versões – a de entrada, equipada com motor diesel com uma turbina e 122 cv, passa a ser chamada de Amarok S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla, com tração 4x2 e 4x4 selecionável com reduzida.

A versão SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora é disponibilizada também para compradores individuais. A Amarok SE, que tem tração 4x4 selecionável com reduzida, também recebe o novo motor com 180 cv e agora conta com para-choque dianteiro na cor da carroceria como item de série. Módulo elétrico e alarme keyless são opcionais.

Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA).

O EDL (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.

Saveiro Cross: versão aventureira

A Saveiro Cross se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns no segmento. Seguindo as diretrizes dos utilitários esportivos da marca produzidos na Europa, os designers da Volkswagen do Brasil se preocuparam em ir além de criar um carro voltado para o lazer.

A Saveiro Cross é oferecida com cabine estendida, possibilitando maior conforto aos ocupantes e a possibilidade de transportar bagagem em seu interior. A Saveiro Cross utiliza o motor EA-111 1.6 VHT Total Flex e a transmissão MQ200 manual, com cinco marchas, conjunto já consagrado no mercado brasileiro. Aliada à suspensão RCS (Robust Cargo Suspension), essa combinação assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade, capacidade de carga e alta confiabilidade.


78ª ExpoZebu
Data: 28 de abril a 10 de maio
Local: Parque Fernando Costa (Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, Bairro São Benedito, Uberaba, Minas Gerais)
Entrada gratuita
Mais informações www.expozebu.com.br


Amarok com transmissão automática de oito marchas
Saveiro Cross

Volkswagen do Brasil | Imprensa
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO