sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Professor da Uniube esclarece dúvidas de Português na TV


O professor da Universidade de Uberaba, Décio Bragança da Silva, especialista em Língua Portuguesa pela Unicamp e em Metodologia Científica pela UFSC, premiado pela Fenasoft pela criação do software de Língua Portuguesa Gramaticando, é o convidado da TV Integração/Globo, para responder dúvidas sobre as mudanças trazidas pelo Acordo Ortográfico.

Assim que se escreve é o nome do quadro que vai ao ar toda segunda-feira, durante o MGTV 1ª Edição.  Segundo o diretor de Jornalismo da TV Integração, Luiz Humberto França, a proposta do quadro é informar aos espectadores as mudanças previstas no Acordo Ortográfico. Ele conta que a atração apresentará  conteúdo gravado em estúdio e entrevista ao vivo,  esclarecendo as dúvidas do público da rua. O pré-lançamento  do quadro aconteceu no dia 6 de fevereiro de 2012 e a estreia no dia 13.   "A resposta do público tem sido muito boa, especialmente porque as mudanças são muitas e não é fácil absorver todas sem a orientação de um especialista", frisa. 

Décio Bragança considera importante que os meios de comunicação sejam usados com a finalidade de divertir e entreter o público, mas também com foco em educação e cultura.  "Aceitei o convite com a ideia de contribuir  com o aprendizado da Língua Portuguesa, porque aprender a língua mãe é ser um pouco mais brasileiro, ser um pouco mais cidadão", observa, acrescentando que as pessoas não sabem muito porque têm pouco acesso à língua e a iniciativa da TV abre um importante espaço para ajudar a reverter esta constatação. 

Mineiro de Itabira, Décio Bragança, articulista, comunicólogo e historiador nato,  participou do livro Cosmovisão, da Editora Brasil Central, com o capítulo Comunicação e Arte. Em 1997, lançou o livro A História Viva de Uberaba, pela Editora Vitória. Pela mesma editora, lançou, em 2007, o livro O Diário de um Libertário. Atua na Uniube como professor de Língua Portuguesa há 35 anos. Em 2010, ele foi homenageado com o Título de Cidadania Uberabense e em 2011 agraciado com  a Medalha Dr. José Mendonça.

Rose Dutra | Comunicação/Universidade de Uberaba

-- 

INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO