domingo, 12 de junho de 2011

Viagem a Ouro Preto eleva bagagem de conhecimento

Foto Divulgação
 
Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba (Uniube) visitaram a cidade histórica de Ouro Preto (MG), entre os dias 26 e 29 de maio, integrando atividade extraclasse idealizada, planejada e executada pelo professor Valter Machado da Fonseca, professor do componente "Geologia Aplicada à Engenharia Civil" do curso de Engenharia Civil da Uniube. A atividade de campo foi proposta pelo professor Valter com o intuito de complementação dos conteúdos dados em sala de aula. Para ele, este tipo de atividade é muito importante e necessária, pois, além de complementar os conteúdos ministrados em classe, serve ainda para mostrar aos alunos a aplicação prática desses conteúdos em ambientes reais, além da sala de aula, contribuindo, sobremaneira, para a melhoria da qualidade do ensino. 

No dia 27 de maio, os alunos visitaram os laboratórios de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), setores de Mineralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Química, Física e Ciência Interativa. Esta visita durou em torno de três horas. À noite (20 horas) os alunos visitaram o Observatório Astronômico e Setores de Astronomia, Topografia e Desenho, visita que durou em torno de duas horas e meia. Nesta atividade, os alunos conseguiram observar a estrela Alpha da constelação de Centaurius e o planeta Saturno do nosso sistema solar. No dia 28 de maio, pela manhã os alunos fizeram a viagem na Maria Fumaça (Trem Da Vale) de Ouro Preto a Mariana, que durou, aproximadamente, uma hora e meia. Ainda no dia 28 à tarde a visita foi ao Museu da Inconfidência, à Casa dos Contos, à Matriz de Nossa Senhora do Pilar (toda revestida com 468 KG de puro Ouro) com pinturas, afrescos e esculturas de Mestre Ataíde e Antônio Francisco Lisboa (o aleijadinho). À noite a visita foi à igreja de São Francisco de Assis e à Feira de Artesanatos em esteatito (pedra sabão).

A atividade foi considerada pelo professor Valter e pelos alunos da Engenharia Civil um grande sucesso, pois, além de cumprir todo o roteiro programado, a turma absorveu grande bagagem de conhecimento que  se somou aos conteúdos adquiridos em sala de aula. Todos  classificaram a viagem como inesquecível, em que se aliaram descontração, interação, integração e novos conhecimentos, além da fantástica culinária da cidade de Ouro Preto.

Rose Dutra | Comunicação/Uniube
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.