quarta-feira, 1 de junho de 2011

OAB/Uberaba comemora iniciativa do TRT

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas realizará, nesta sexta-feira (3), às 13h30, a implantação dos projetos de "Sustentação Oral a Distância" e "Sistema de Videoconferência", nas cidades de Uberaba e Coronel Fabriciano. O projeto permite que, nos julgamentos de recursos trabalhistas, os advogados façam a sustentação oral direto da cidade de origem dos processos. Para o presidente da OAB 14ª subseção de Uberaba, Helder Batista (foto), a inauguração do sistema de videoconferência é de extrema importância para facilitar a vida dos advogados e partes envolvidas e promover o acesso rápido à JT. Reconhece que a iniciativa do presidente do TRT/MG, Eduardo Lobato, é de extrema importância para a classe e representa o espírito de adequação às inovações tecnológicas que o poder judiciário trabalhista abraça. Para ele, o desembargador Eduardo Lobato sempre atendeu as expectativas da OAB e está atento às necessidades da categoria e dos jurisdicionados. Ressalta que os projetos, além de maior visibilidade ao Tribunal, levam à integração necessária entre a comunidade jurídica local e os trabalhadores. Batista destaca que trata-se de uma conquista dos advogados de reclamantes e reclamados, mas, sobretudo, para o trabalhador,  já que muitos deles não têm condições de se deslocar a Belo Horizonte. "Significa dizer que o grande beneficiado é o próprio trabalhador", frisa.


O presidente do Tribunal, desembargador Eduardo Augusto Lobato (foto), investe sistematicamente no desenvolvimento de projetos de comunicação e tecnologia da informação como forma de proporcionar melhorias na prestação dos serviços jurisdicionais, garantindo-lhes qualidade, eficiência e agilidade. Um importante aspecto a ser ressaltado, de acordo com o desembargador, é a celeridade proporcionada pelo sistema de videoconferência, seja pela velocidade de propagação da informação, seja pelo acesso facilitado, já que as dimensões territoriais do estado dificultam o deslocamento dos usuários. "Com a sustentação oral a distância, os advogados não precisarão se deslocar por grandes distâncias, fazendo a sustentação oral de seus processos diretamente do foro de Uberaba para Belo Horizonte, assim como já ocorre em Uberlândia, onde foi realizada a 1ª experiência com grande sucesso e repercussão nacional", enfatizou o desembargador, lembrando, ainda, que este é mais um avanço do TRT da 3ª Região na ampliação do acesso à JT pelos mecanismos proporcionados pela tecnologia da informação, principalmente por meio da Internet. Segundo matéria jornalística assinada por Márcia Barroso, os foros de Uberaba e Coronel Fabriciano estarão conectados por meio da videoconferência com o sistema na sala de sessão da 10ª Turma, em Belo Horizonte. Lobato fará a abertura da audiência em Uberaba e, em seguida, passará a palavra à presidente da Turma, desembargadora Emilia Lima Facchini. Após as sustentações realizadas em Uberaba, a desembargadora Cleube de Freitas Pereira fará um pronunciamento direto de Coronel Fabriciano dando prosseguimento à sessão.


Rose Dutra/Uberaba  

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.