quarta-feira, 22 de junho de 2011

2º Mutirão do lixo eletrônico será realizado em Uberaba

Equipe desmontando um computador durante a oficina no Mutirão do Lixo Eletrônico de 2010 / Divulgação

O Brasil é considerado o campeão do lixo eletrônico entre os países emergentes, gerando o maior volume de lixo eletrônico
per capita a cada ano, o equivalente a 0,5 Kg por pessoa. Esses dados são do relatório "Reciclando – do lixo eletrônico a recursos",
do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Para fomentar a discussão sobre o destino correto dos resíduos e incentivar práticas sustentáveis em toda a sociedade,
o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social(IADES) por meio do projeto Gincana Vivenciando os 3 R's, em parceria com o
Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM-Campus Uberaba), através do Projeto Suc@tim, vão realizar o 2º Mutirão do Resíduo Eletrônico, no dia 1º de julho, na sede do IADES.

"A mudança passa pela reeducação e pelo comprometimento do cidadão" comenta a coordenadora do IADES, Mariângela Camargos.
Ela ressalta que parte do e-lixo, como é também chamado o lixo eletrônico, pode ser reutilizado em novos equipamentos ou reciclados.
"Se eles estiverem funcionando, podem resolver o problema de uma instituição ou pessoa que necessite."

Na programação do evento incluem atividades sobre os problemas ambientais causados pelos e-lixos e as alternativas de
reciclagem e tratamento e a vivência da prática da separação, pesagem e caracterização dos lixos eletrônicos recolhidos durante a
Gincana Vivenciando os 3 R's. . "Ano passado foram desmontados 50 computadores, beneficiando cerca de 15 cooperados e seus familiares. Tivemos ainda palestras e oficinas sobre como descartar os eletrônicos", lembra a técnica de projetos do IADES, Marizélia Gomes.    

Empresas se preparam para participar do Mutirão como a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) que destinou aproximadamente 

700 quilos de resíduos eletrônicos, compostos por monitores, gabinetes, scanners, impressoras e teclados para serem desmontados na oficina do evento.

As partes do e-lixo consideradas não contaminadas serão entregues à Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e
Líquidos de Uberaba (COOPERU) e as contaminadas serão destinadas a empresa especializada, "garantindo a destinação correta", comenta Marizélia.

Mais informações sobre o 2º Mutirão do Resíduo Eletrônico poderão ser obtidas pelo telefone (34) 3313-0770 ou pelo e-mail: instituto@institutoagronelli.com.br.

SERVIÇO

Evento: 2º Mutirão do Resíduo Eletrônico

Data/Hora: 1º/07/2011 – sexta-feira – de 8h às 15h

Programação:

8h – Palestra 'Resíduo eletrônico :: a importância do descarte correto'
Ministrante: Prof. Freud Antônio Martinelli Gomes, Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, FAZU.

9h30 às 15h – Oficina de separação, pesagem e caracterização dos lixos eletrônicos recolhidos durante a Gincana dos 3 R's.

Local: Na sede do Instituto Agronelli = Avenida Marcus Cherém, 864 – Vila São Cristóvão – Uberaba/MG

Realização: Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM-Campus Uberaba).

Informações: (34) 3313-0770 ou pelo e-mail: instituto@institutoagronelli.com.br.

Silvia Ester | Agronelli 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.