sexta-feira, 18 de março de 2011

Tartaruga com pata amputada ganha mais uma roda auxiliar no movimento.

A tartaruga que já havia ganhado uma roda na semana passada no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), mantido em parceria entre a Uniube, ABCZ e Fazu, ganha mais uma para recuperar mais rapidamente o movimento. A informação é do professor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Cláudio Yudi

Durante a consulta de retorno, realizada ontem no HVU, após avaliação clínica, optou-se pelo uso de mais uma roda, semelhante à primeira colocada na semana passada. Yudi conta que foi necessária a colocação de mais uma roda, paralela à primeira, colada com resina plástica, para dar mais equilíbrio ao casco, pois o animal ao ficar parado (alimentando-se, por exemplo) perdia o equilíbrio. Por isso, as patas traseiras ficavam muito tempo dobradas, o que dificultava o animal a iniciar o deslocamento. "A primeira roda já permitia o movimento e com mais uma a tartaruga voltou a ter movimento com mais facilidade, com isso, a recuperação será mais rápida, melhorando significativamente o bem-estar animal. O médico diz que o retorno da tartaruga ao HVU está marcado para o dia 31, às 14h, para nova reavaliação das rodas e do local da cirurgia.

Rose Dutra | Uniube
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.