terça-feira, 22 de março de 2011

Girolando inaugura escritório em São Paulo e firma parceria para beneficiar estudantes e criadores

Produtores rurais e estudantes do interior de São Paulo serão beneficiados pelo convênio firmado entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a escola agrícola ETEC Cônego José Bento. A entidade passará a contar com um escritório técnico nas dependências da instituição de ensino para prestar atendimento aos criadores paulistas. A inauguração será amanhã (18/03), às 18h, no município de Jacareí (SP), e contará com a presença do presidente em exercício da Girolando, Fernando Brasileiro, do diretor da Girolando, Eugênio Deliberato, dos conselheiros da associação no Estado, de diversas autoridades da região e de criadores.

O convênio prevê ainda a formação de um rebanho da raça para ser utilizado em aulas de melhoramento genético e reprodução animal do curso de Agropecuária. De acordo com a diretora da ETEC Cônego José Bento, Tânia Mara de Moraes, este é o primeiro convênio que a escola agrícola firma com uma associação de criadores. "A parceria enriquecerá a proposta pedagógica da escola, proporcionando aos alunos conhecimento técnico sobre a raça e sobre a pecuária leiteira. Além disso, os estudantes poderão fazer estágio na associação", diz a diretora.

Para os criadores de São Paulo, o ETR de Jacareí vai facilitar o acesso aos serviços da entidade e a ampliação dos investimentos em melhoramento genético. Dois técnicos farão o atendimento na região. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estão entre os Estados com maior rebanho de animais Girolando registrados pela associação. Só no ano passado, os técnicos da entidade efetuaram 93.412 registros, sendo 81.051 na região Sudeste. Entre 2008 e 2010, houve mais de 80% de aumento nos registros genealógicos definitivos em todo o país. Com isso, a associação atingiu este ano a marca de um milhão de registros.

A parceria entre as duas entidades acontece em um momento de forte expansão do Girolando pelo Brasil. A raça é a que apresentou o maior crescimento nas vendas de doses de sêmen nos últimos anos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial. Entre 2005 e 2009, a alta registrada na comercialização de doses de sêmen foi de 81,40%. O relatório das vendas de 2010 será anunciado na próxima sexta-feira e a expectativa é de que confirme o avanço da raça, que mais uma vez deve registrar a maior alta. "O fato dos animais serem rústicos e altamente produtivos, mesmo em regiões adversas, permite ao pecuarista desenvolver uma criação a pasto, reduzindo significativamente os custos de produção", diz o presidente Fernando Brasileiro.  A raça Girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil.

A associação conta atualmente com uma sede em Uberaba (MG) e com ETRs em Belo Horizonte (MG), Itaperuna (RJ) e Jacareí (SP). Ainda este ano a entidade vai inaugurar outros dois escritórios: em Goiás e em Pernambuco.

Sobre a raça Girolando

Genuinamente brasileira, o Girolando foi oficializado como raça em 1996 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Porém, os primeiros cruzamentos que deram origem à raça começaram na década de 1940 com a cobertura, por acaso, de um touro Gir em vacas holandesas na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.


A multiplicação desses animais, mesmo desordenadamente, foi acelerada devido à alta produtividade e à eficiência reprodutiva. O objetivo dos criadores na época era unir a rusticidade do Zebu com a produtividade do gado Holandês. Em 1978, o cruzamento ganhou incentivo do governo federal, com o lançamento do programa PROCRUZA. Ao longo de dez anos, tempo que durou o programa, o cruzamento entre as duas raças resultou em um rebanho de animais altamente adaptados e com boa capacidade de produção. Um ano depois de encerrado o PROCRUZA o Ministério da Agricultura, em parceria com associações de criadores, criou o Programa Girolando para formação do gado leiteiro tropical com 5/8 de sangue Holandês e 3/8 de sangue Gir.

 

O rebanho Girolando é formado por vários graus de sangue, desde o 1/4 Hol + 3/4 Gir até o 7/8 Hol + 1/8 Gir, sendo que a fixação do padrão racial ocorre no 5/8 Hol + 3/8 Gir, com a obtenção do Girolando PS (Puro Sintético), através do cruzamento entre touro 5/8 e vaca 5/8. Os animais são rústicos, produtivos, adaptados ao clima tropical, de fácil manejo, alta fertilidade e docilidade incontestável. Estas características fazem do gado Girolando uma das mais importantes riquezas da pecuária mundial.


Larissa Vieira | Imprensa - Girolando

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.