domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uniube apoia Congresso de Assistência Social

Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Regional de Políticas Públicas de Assistência Social em Uberaba (CRPAS), nos 17 a 19 de março, com apoio da Universidade de Uberaba. Interessados devem se inscrever no site http://www.uftm.edu.br/crpas. As vagas são limitadas. A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Programas Sociais, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicau), realizará o evento, tendo como parceiros, além da Uniube, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação dos Assistentes Sociais de Uberaba e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
O congresso é um evento de natureza político-científica-social, em que os debates, palestras e oficinas subsidiarão a construção efetiva da Política de Assistência Social no âmbito regional. É, ainda, um importante espaço de crescimento acadêmico e socialização de experiências, através da apresentação de trabalhos e  comunicações pelos profissionais, estudandes e representantes de instituições.
Trata-se de um momento de reflexão , que atinge diretamente as condições do exercício profissional, pelo lado da demanda que aumenta exponencialmente, bem como vem de encontro às Diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS de capacitar os sujeitos envolvidos direta e indiretamente com ações da Politica de Assistência Social.
Bem comum - No  que se refere ao controle social, sabe-se que, o Brasil tem seu grande marco estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que, pautando-se pelos princípios da descentralização e da participação popular, criou instrumentos para que a sociedade possa exercer o seu papel de participante e controlador as ações do Estado na busca do bem comum e do interesse público. Assim, reconhecendo a necessidade de incorporar a sociedade civil organizada em uma redede controle social, o congresso  traz em seu bojo o caráter pedagógico, com intuito de  auxiliar e capacitar os trabalhadores e acadêmicos da área social, bem como conselheiros municipais das instâncias de controle no exercício de suas atribuições.
A ideia é que as atribuições sejam mais efetivas, contribuindo assim, para a melhoria da gestão dos recursos públicos, fundamental para o desenvolvimento das atividades,  cumprindo as função do Estado de fortalecer a cidadania, atender aos anseios da sociedade e elevar a qualidade de  vida da população. Nesse contexto, o "I Congresso  Regional da Política de Assistênia Social" atenderá a diferentes demandas de uma rede ampla, complexa e socialmente comprometida, respeitando a cultura local e valorizando a autonomia dos usuários e dos referidos conselhos, enfatizando a importância para a Política  Social dos serviços ofertados com qualidade e que promovam a inclusão. 

Rose Dutra | Uniube
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.