domingo, 13 de fevereiro de 2011

Professor da Uniube planeja trabalho de campo em Ouro Preto

O professor da Universidade de Uberaba (Uniube), Valter Machado da Fonseca (foto), geógrafo, mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia planeja trabalho de campo na cidade mineira de Ouro Preto (MG), ainda neste semestre, possivelmente no mês de abril. O trabalho de campo envolverá as turmas de alunos das engenharias Civil e Ambiental da Uniube.
Após a experiência de sucesso do semestre passado, quando os alunos dos cursos mencionados visitaram o Parque Nacional da Serra da Canastra, o professor Valter Fonseca resolveu repetir a experiência, porém, desta vez, na cidade turística e histórica de Ouro Preto. O professor pretende realizar este trabalho envolvendo as turmas de Geologia Aplicada, do curso de Engenharia Civil e os alunos de Fundamentos Antropológicos, do curso de Engenharia Ambiental da Uniube.

Para Fonseca, Ouro Preto é uma cidade ideal para o estudo de campo relacionado a esses dois componentes, por ser uma cidade histórica e com grande potencial turístico, conhecida mundialmente. Os alunos do curso de Engenharia Civil terão a oportunidade de visitar o maior laboratório/museu de minerais e rochas da América Latina e o segundo do gênero no mundo, que pertence à Universidade Federal de Ouro Preto, pioneira no ensino de Geologia no Brasil. Os alunos terão ainda a oportunidade de apreciar a arte das construções barrocas, que marcam a arquitetura de importantes cidades históricas de Minas Gerais.

Já os alunos de Fundamentos Antropológicos do curso de Engenharia Ambiental da Uniube, poderão analisar os aspectos históricos e antropológicos ligados à formação étnica do povo brasileiro, pois aquela cidade é um rico acervo que conta a história de um dos períodos mais importantes da história do Brasil: o auge da exploração do ouro nas Gerais.

O professor reafirma que os trabalhos de campo constituem-se em importantes atividades extraclasse, pois, possibilitam aos alunos sedimentarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o que contribui para a melhoria da qualidade do ensino e da qualificação profissional dos futuros engenheiros.

Rose Dutra | Uniube)
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.