quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Unitecne seleciona três novas empresas

A Unidade de Tecnologia e Negócios da Universidade de Uberaba (Unitecne) começa 2011 com boas perspectivas de negócios. Em 2010, projetos na área de tecnologia da informação, biotecnologia e eletroeletrônica foram selecionados, através de edital e comissão julgadora, para participar da incubação promovida pela unidade. As empresas aprovadas são Fertilize Foccos TI e Electro.

A Fertilize atua há mais de 11 anos no mercado do agronegócio brasileiro e oferece aos pecuaristas um produto que é resultado da nacionalização de tecnologias. Desenvolvido pelo médico veterinário Ricardo Reuter Ruas, o Descongelador Eletrônico de Sêmen Bovino Fertilize facilita o processo de inseminação artificial.

Para Ricardo, o apoio fornecido pela Unitecne favorece o fortalecimento da marca no mercado de descongeladores de sêmen. "Com a Unitecne percebi a importância do desenvolvimento de um plano de negócios. Além disso, com a orientação fornecida consegui identificar os problemas que existiam na empresa e como solucioná-los", afirma.

Outra empresa apoiada pela incubadora é a Foccos TI que possui em seu comando o jovem empreendedor, Vinicius Lucas de Oliveira Marques, de apenas 22 anos. A empresa, que existe há mais de três anos, atua no ramo de assistência técnica de computadores e desenvolve serviços em Tecnologia da Informação, como criação de websites, lojas virtuais, consultoria e assessoria com direcionamento estratégico na mídia on-line.

De acordo com a gestora da Unitecne, Raquel Mendonça Resende, a Foccos TI é uma empresa reconhecida em toda a região do Triângulo Mineiro por seu caráter inovador e empreendedor, graças ao empreendedor Vinícius Marques, que mesmo tão jovem, acumula um histórico de sucesso e realizações. Acrescenta que o Empreteco pelo Sebrae local, é extremamente atuante e participativo no processo de incubação. "Tenho certeza de que, muito em breve será mais uma empresa graduada de sucesso, levando desenvolvimento tecnológico para toda a região", enfatiza a gestora.

Já a terceira empresa selecionada traz um projeto inovador abraçado pela Universidade de Uberaba. O serviço de conversão de carros convencionais a gasolina/álcool para motor elétrico é oferecido pela empresa Electro. Mauricio dos Santos Anjos, criador do serviço, procurou a Unitecne para o desenvolvimento do plano de negócios da empresa, além do aprimoramento do serviço.  No calendário do próximo ano, a Unitecne planeja um grande projeto de pesquisa que envolverá docentes e acadêmicos dos cursos das Engenharias Ambiental, Elétrica e de Produção para melhorias tecnológicas no serviço de conversão.

Além da orientação tanto na área administrativa quanto na comunicação, a Unitecne também é responsável pela criação de parcerias entre as empresas incubadas e a busca por parceiros externos. De acordo com o Ricardo Reuter, as parcerias representam uma força extra diante do mercado. "Além da incubadora, tenho como parceiros o APL de Biotecnologia e a Fazu. Vi a importância e a força dos parceiros ao inserir as suas logomarcas em um e-mail marketing", ressalta o empreendedor.

Em 2011 a incubadora selecionará novas empresas para modalidade de Incubação Júnior e Incubação e disponibilizará para comunidade regional um amplo programa de capacitação empreendedora. Segundo Raquel Resende, a Unitecne está estruturando um sistema automatizado de gestão dos seus projetos incubados, já adequados ao sistema do Centro de Referência de Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). "O Cerne é um projeto idealizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que visa a incrementos e melhorias de todas as incubadoras brasileiras, além de aumentar em qualidade e quantidade o numero de projetos apoiados", finaliza.

 Para participar do processo seletivo da Unitecne e conhecer mais sobre o trabalho da incubadora, basta acessar o site www.uniube.br/unitecne.

Rose Dutra | Uberaba 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.