quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Doações do Imposto de Renda para instituições sociais podem ser feitas até dia 30

Contribuintes do IR podem destinar verbas para ações sociais, culturais e esportivas em Uberaba

Que é dever de todo cidadão pagar seus impostos todo mundo já sabe, mas que se pode destinar parte deles para ajudar a quem precisa, isso pode ser novidade. Um projeto do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) permite destinar parte do Imposto de Renda para ações sociais, culturais e esportivas.

É o projeto Tributo Legal, que visa estimular a destinação do imposto de renda devido, a fundos ligados a crianças e adolescentes; a ações culturais; a obras audiovisuais, cinematográficas e videofonográficas; a atividades desportivas e a iniciativas de amparo ao idoso.

Em Uberaba o contribuinte pode ajudar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdicau) 
que trabalha no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. Nessa modalidade, empresas podem destinar até 1% de seu imposto de renda devido e pessoas físicas até 6% do imposto de renda devido.

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (IADES) apoia essa ideia por meio da Gincana Vivenciando os 3 R's, conta a coordenadora Mariângela Camargos. "O trabalho desenvolvido na Gincana, como os produtos vendidos: as sacolas sustentáveis, as camisetas ecológicas, toda a renda é revertida para o Fumdicau, como nosso incentivo para que as pessoas saibam que podem ajudar através da destinação do IR", conclui.

Para contribuir, o cidadão precisa escolher a modalidade (doação, investimento ou patrocínio), a ação ou o projeto para o qual deseja contribuir e depositar os recursos em uma conta bancária especial.

As empresas e pessoas físicas interessadas em ajudar as crianças e adolescentes de Uberaba em situação de risco, têm até o dia 30 de dezembro para fazer contribuições e deduzir os valores no Imposto de Renda. Para fazer os depósitos na conta do Fumdicau: Banco do Brasil – agência 0015-9 – Conta: 7000-9.

Silvia Ester | Agronelli 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.