terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fazu em destaque com trabalhos acadêmicos

A Fazu tem conquistado lugares de destaque com trabalhos apresentados nacional e internacionalmente. Fruto da realização de pesquisadores que fazem parte do corpo docente da Faculdade, como o professor José Roberto Delalíbera Finzer, doutor, pesquisador da UFU e orientador de pesquisas e monografias em diversas universidades do país. 

Desde 2000 ele realiza estudos de cristalização de ácido cítrico, orientando  dissertações de mestrado e teses de doutorado no programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFU. Em 2001, a orientanda dele, Juliana Bessa elaborou uma dissertação de mestrado na cristalização de ácido cítrico em sistema vibrado, seguindo o trabalho de Anderson dos Santos Morais (egresso Engenharia de Alimentos da Fazu), que realizou a cristalização do ácido cítrico do limão e usou os dados na elaboração de sua dissertação de mestrado.

Atualmente está sendo desenvolvida uma tese de doutorado de Ricardo Malagoni, também orientado por Finzer, na qual se efetua a  purificação do ácido cítrico do limão e a otimização do processo em sistema vibrado.


O trabalho foi aceito para apresentação no 8th World Congress of Chemical Engineering - Montréal (http://www.wcce8.org/index.html). O tema do congresso foi "Desafios para um mundo em mutação".


A Fazu em Revista também foi evidenciada no trabalho como fonte de pesquisa do professor Finzer e de Anderson. O periódico "Fazu em Revista" é uma publicação anual que reúne pesquisas resultantes de projetos científicos articulados por professores, alunos e pesquisadores da Fazu e de outras instituições. Recentemente a revista foi incluída no site de uma das principais agências brasileiras de fomento à educação no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior -CAPES.


A "Fazu em Revista" tem trabalhos de caráter multidisciplinar nas áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais e Aplicadas. A 6ª edição da "Fazu em Revista" está prevista para ser lançada em outubro. Os artigos já estão em processo de revisão.

 
Monica Cussi
Assessoria de Comunicação
FAZU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.