sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Infectologista profere palestra sobre novo vírus da Influenza A na Uniube ....e mais

Foto Divulgação
A infectologista Danielle Borges Maciel vai discorrer sobre o novo vírus no anfiteatro C01

A presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba (Uniube), a médica infectologista Danielle Borges Maciel, é a convidada do Plano de Atenção ao Estudante (PAE) para proferir a palestra Influenza A (H1N1), na quinta-feira (20 de agosto), às 17h30, no anfiteatro C01, no Campus Aeroporto, aberta à comunidade. Para os alunos, a presença na palestra valerá como atividade complementar. As inscrições podem ser feitas no local.

Diante da pandemia de influenza desencadeada pela circulação entre seres humanos do novo vírus da Influenza A (H1N1) e com base no conhecimento atual sobre a disseminação mundial deste novo vírus, o Hospital Universitário, por meio da médica Danielle e da enfermeira Flávia Pacheco, elaborou o Protocolo com o objetivo de adequar as medidas estabelecidas no Plano Brasileiro de Preparação para uma pandemia, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

O Protocolo destaca que a adoção de medidas de precaução deve estar sempre associada a outras medidas preventivas, como frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, entre outras. Na primeira semana deste mês foi realizado treinamento sobre a Influenza A (H1N1) com todos os coordenadores, secretários, assistentes pedagógicos e professores, além de entregues informativos para alunos e funcionários.

Alunas de Comunicação participam da 5ª Jornada de Iniciação Científica

Uma pesquisa acadêmica de duas alunas do curso de Comunicação Social (Publicidade) da Universidade de Uberaba (Uniube) foi aprovado pela comissão oficial da 5ª Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, que será realizada no 32º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Curitiba (PR). Alyne Monique e Thalita de Freitas fizeram um estudo para compreender o imaginário de casamento ideal nas representações das colunas sociais. 

As alunas estudaram a simbologia de ostentação das cerimônias de casamento e perceberam que esse evento é comentado, acima de tudo, pelos seus aspectos materiais; ou seja, o amor romântico e o companheirismo de casal não são elementos relevantes das descrições que aquelas colunas realizam sobre a felicidade conjugal. "Com isso, a teatralização de um casamento 'perfeito' cumpre o seu papel exibir e reforçar as diferenças sociais, marcando, assim, a distinção de um grupo determinado de personagens sociais", concluíram.

A pesquisa foi realizada na disciplina "Novas Teorias da Comunicação" e integra as atividades do Grupo de Estudos em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom), vinculado ao curso de Comunicação Social da Uniube. O blog do grupo de estudos está disponível no endereço: http://imagicom.blogspot.com

Uniube vai promover debate sobre Cotas Raciais 

Especialista em Administração Universitária e em Avaliação do Ensino Superior; avaliador do MEC para os cursos de Direito e aprendiz de Formação Holística de Base, André Luiz Martins Coimbra, o professor Décio Bragança e a mestre em Educação, Célia Kapuziniak, são os convidados do Plano de Atenção ao Estudante (PAE) para debaterem o tema Cotas Raciais, na terça-feira (18 de agosto), às 17h30, no anfiteatro C01, no Campus Aeroporto, aberto à comunidade. Para os alunos, a presença no debate valerá como atividade complementar. Inscrições podem ser feitas no local.

Rose Dutra
Assessoria de Comunicação

Universidade de Uberaba (Uniube)

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.