segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ALMG discute segurança pública em Uberaba

Deputados chamam cidadãos de Uberaba para debater segurança

Uberaba será a primeira cidade a receber a visita da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de acordo com um cronograma de audiências a serem feitas pela comissão no interior. A intenção é conhecer a realidade de cada região, levar o debate sobre segurança a várias cidades do Estado e estimular a participação dos cidadãos em relação à segurança pública. Assinaram o requerimento da audiência a deputada Maria Tereza Lara (PT) e os deputados João Leite (PSDB), Tenente Lúcio (PDT) e Rômulo Veneroso (PV). A reunião será na próxima terça-feira (11/08/09), às 19 horas, na Câmara Municipal de Uberaba (Praça Rui Barbosa, 250).

A cidade é sede de uma Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que agrega em um mesmo espaço físico duas forças policiais, o Comando de Policiamento e o Departamento de Polícia Civil. As Risps visam à consolidação da política estadual de integração das ações de segurança pública, iniciada em 2004, com a integração operacional das forças policiais e o treinamento em conjunto.

"Queremos levar a discussão sobre segurança pública à comunidade e escutar a população e seus agentes. Um dos maiores objetivos é estimular a participação permanente e mais forte do cidadão", afirmou o deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão.

"Interiorizar o debate sobre segurança é uma forma das cidades apresentarem suas demandas e uma oportunidade para que os vários segmentos possam dialogar e propor medidas efetivas. Assim, em cada cidade, estimulamos a ampliação da participação popular, da união de forças, para que o grande desafio que hoje é a segurança pública seja vencido", destacou a deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente da comissão.

Foram convidados para a audiência o desembargador Sérgio Antônio de Resende, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o procurador-geral de Justiça Alceu José Torres Marques; o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Agostinho Patrús Filho; a secretária de Estado de Educação, professora Vanessa Guimarães Pinto; o superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, Marcos David Salem; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Waltair Vasconcelos Sobrinho; o comandante-geral da PMMG, Cel. PM Renato Vieira de Souza; o chefe de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro; o defensor público-geral Belmar Azze Ramos; e o coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Chaves Beato Filho.

--  Assessoria de Imprensa da ALMG www.almg.gov.br
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.