domingo, 28 de junho de 2009

Cultura, por Rose Dutra



Fosfertil traz Renato Teixeira & Orquestra Júlio Medaglia

O cantor e compositor Renato Teixeira apresenta show especial em Uberaba, acompanhado de orquestra composta por 12 músicos e regida pelo maestro Júlio Medaglia na sexta-feira, dia 3 de julho, às 20h30, no Teatro Sesi Minas, localizado na Praça Frei Eugênio, 231.

O espetáculo musical conta ainda com as participações do violinista Cássio Poleto e dos filhos de Renato, os músicos Chico Teixeira e João Lavras.

No repertório, canções consagradas como Romaria; Amanheceu; Violeiro Toca; Chico Mineiro, entre outras. O show Renato Teixeira & Orquestra Júlio Medaglia é patrocinado pela Fosfertil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).


Stephenie Meyer lança Amanhecer

Amanhecer, de Stephenie Meyer, chegou às livrarias brasileiras. Na Alternativa Cultural, em Uberaba, o preço promocional de lançamento, R$ 45, será mantido até o dia 4 de julho. O último livro da série vendeu mais de 55 milhões de exemplares em todo o mundo. Autora dos best sellers Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse, em Amanhecer, Stephenie (foto) encerra a saga de paixões e perigos.


Banda de Uberaba é finalista em concurso

Dona de um som que funde estilos sem medo de rotulações, a banda Granvizir, de Uberaba (foto), está na final do Concurso Pop Rock disputando com a banda Under Control, de Araxá. Votação começou à meia-noite do dia 26 de junho e vai até a zero hora de 1º de julho. Para votar é só mandar SMS para o número 50050 com "Gran" para votar na Granvizir ou Under, para votar na concorrente. O custo da mensagem é de R$ 0,31 + impostos. As duas terão trechos de suas músicas divulgados em intervalos da programação da Rede Integração. A vencedora irá se apresentar no Triângulo Music 2009, que acontece nos dias 14 e 15 agosto, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.


Exposição evidencia meios e formas de expressão

Para quem ama viver e conviver com arte, a Galeria do Sesiminas organizou a mostra denominada "Entre artes e ofícios". De acordo com Hélio Siqueira, um dos artistas participantes, a exposição faz um recorte do fazer cultural de Uberaba enfatizando muitos meios e formas de expressão, desde os bordados tradicionais aos mais atuais. Ressalta que a mostra prima por uma montagem despojada e cuidadosa da curadora Marlete Menezes, com produção de Adelina Rezende.


Para Hélio, o que realmente importa neste contexto é que a exposição valoriza, num território compartilhado, os fazeres guardados no tempo e os olhares das artistas que sempre os reinventam.

Bolo de casamento é o primeiro item original da mostra que teve movimentada noite de abertura na terça-feira (23 de junho), no Centro de Cultura José Maria Barra (CCJMB/Sesiminas). A montagem é de Gustavo Vitalino.


Artes plásticas, arte em papel, bordado, cerâmica, confeitaria, estilismo, florista, fundição de sino, selaria e tecelagem enchem de beleza o Palácio de Cristal do CCJMB


"Entre artes e ofícios" está aberta à visitação pública desde quarta-feira e permanece até 9 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Além dos artistas citados, participam da mostra Adriana Lopes, Anete Terezinha de Araújo, Ângela Pereira, Eliana Miranzi, Eurípedes Barsanulfo, Francisca Luzia Pereira, Jesus Geraldo, José Donizete, Omi da Silveira, Sandra Monteiro e, também, as famílias Ferreira Facuri, Rodrigues da Cunha, Gomes, Resende de Menezes e Lopes.


Livro sobre Sertão da Farinha Podre será lançado em BH

O Arquivo Público de Uberaba convida para o lançamento do livro Nos Confins do Sertão da Farinha Podre – Povoamento, conquistas e confrontos no Oeste de Minas, de autoria de Mário Lara. O evento será promovido no dia 7 de julho de 2009, às 19h, no Restaurante Cozinha de Minas, em Belo Horizonte.


Índia – Danças e Cânticos encanta público no Sesc

Com realização do Sesc/Uberaba o evento Índia – Danças e Cânticos ao Criador, produzido por Gandharva Eventos & Produções, patrocinado pela Universidade de Uberaba (Uniube), Tamareiras Park Hotel, Damaceno Vídeo e Produções e R&S Gráfica, na semana passada, arrecadou 276 quilos de alimentos que serão doados ao Asilo Santo Antônio.


A dançarina Andrea Albergaria, os músicos Sankari, Kathyananta Prabha, Cris Mursa, Janice Lopes, Jorj Monte e Renata Maya, e a atriz Lívia Queiroz estavam irretocáveis. A abertura contou com o poema Govinda, de Sankari, em homenagem a Govinda e Jesus, Índia e Brasil. A saudação final foi com o poema Odissi, também de Sankari, interpretado por Lívia Queiroz.

O show contou com apoio da Fundação Cultural de Uberaba, Livraria Espírita Emmanuel, Gandara, Portal do Oriente, Via Índia, Papel Cartaz, Cozinha D'Oro, Flores e Festas, Alternativa Cultural, Tella Molduras, Floricultura Amor Perfeito, Colégio Rubem Alves e da imprensa.


RÁPIDAS

. Deputado Geraldo Tenuta Filho (DEM/SP) - conhecido como Bispo Gê Tenuta - apresentou um projeto de lei que pretende punir quem faz download e compartilha conteúdo protegido por direito autoral de forma ilegal na internet.


. A mineira Paula Fernandes (foto), compositora e intérprete da música Jeito de Mato, tema da Santinha da novela Paraíso, faz show em Uberaba, dia 9 de outubro, com a assinatura Pró-Eventos. Pássaro de Fogo é seu quinto CD.


. Preservar o meio ambiente também é cultura. A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), hoje, pelo Codau, presidido por José Luiz Alves, na semana passada, é um marco para o presente e o futuro de Uberaba.


. As indicações para a 82ª edição do Oscar, relativa a filmes lançados em 2009, serão anunciadas em 2 de fevereiro de 2010, e a cerimônia do Oscar acontecerá em Los Angeles em 7 de março. Academia quer ampliar lista de indicados a Melhor Filme de cinco para dez filmes.


FERVEÇÃO


DIA 28 DE JUNHO - DOMINGO

Samba de Corpo e Alma

17h30 – Cebola, Carnes & Cia

Carlos Giovane

20h – Markinho´s Vídeo Bar (MVB)

Hebert e Banda Axé Bahia

Hygor e Huggo DJ Marvan

22h - München


DIA 29 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA

Elias Jr. Trio

21h – Archimedes Choperia


DIA 2 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

Douglas

21h – Markinho´s Vídeo Bar (MVB)


Serviço

Archimedes Choperia – Rua Tiradentes, 121

Markinho´s Vídeo Bar – Av. Almirante Barroso, 198

Capadócia Bar – Av. Odilon Fernandes, 477

Cebola, Carnes e Cia. – Av. Leopoldino de Oliveira, 1920


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.