sábado, 6 de junho de 2009

Atualidades Uniube 5/6

Alunos da Uniube apresentam 11 projetos no Porteira Adentro

Cláudio Yudi, na foto com bombeiros que capturaram uma cobra, considera o projeto da Fazu importante para estimular os alunos - Foto Divulgação

A participação ativa de alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube) nos estandes do Projeto Porteira Adentro, estimula os alunos a desenvolver habilidades importantes para o perfil do médico para a região do Trîangulo Mineiro. A avaliação é do médico Cláudio Yudi Kanayama, professor do curso de Veterinária da Uniube, em parceria com a Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba, e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Entre os 11 projetos apresentados por pelo menos 103 alunos, destaca-se a zebuinocultura, a exemplo do trabalho da Raça Brahman, que apresenta no evento as principais características morfológicas e habilidades raciais. Yudi argumenta que o Projeto Porteira Adentro, realizado desde 1995, representa um evento de valor expressivo na cidade e região, envolvendo os cursos de graduação da Fazu e o curso de Medicina Veterinária da Uniube. Observa que estandes são distribuídos por todo o campus com trabalhos, pesquisas, apresentações desenvolvidos por alunos e professores. Além do universo de conhecimento científico e cultural, presenciado por todos os participantes, também compõe o evento, segundo ele, a presença de empresas ligadas ao comércio, ao ensino, à indústria, apresentando os seus produtos. O evento termina neste sábado (6 de junho).

OBJETIVOS DOS PROJETOS APROVADOS BRAHMAN: CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Caracterizar as características morfológicas da raça, bem como as aptidões produtivas

ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Demonstrar ao público a anatomia e suas peculiaridades do sistema reprodutor, estimulando a curiosidade e a pesquisa ao público

MUARES: A GENÉTICA DESCONHECIDA
Demonstrar o comportamento dos muares, sua capacidade de aprendizado mudando a visão preconceituosa que a sociedade tem para com estes animais, algumas raças e suas características, cruzamentos.

ANOMALIAS CONGÊNITAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Informar o público como ocorre o processo de formação e desenvolvimento do sistema nervoso e as principais anomalias decorrentes de falhas durante a gestação.

PROBLEMAS LOCOMOTORES MAIS COMUNS EM EQUINOS
Informar os problemas locomotores mais comuns em eqüinos; esclarecer em relação a tratamentos, prevenções e futuros problemas que possam posteriormente ocorrer; importância do médico veterinário para o diagnóstico

APARELHO DIGESTÓRIO DE RUMINANTES
Apresentar ao público o aparelho digestório dos ruminantes; relacionar a anatomia com a bioquímica; apresentar diferenças do aparelho digestório entre os ruminantes e outros animais.

NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS
Orientar a população sobre os cuidados nutricionais básicos de cães e gatos; explicar as diferenças existentes entre os vários tipos de alimentos comerciais e terapêuticos; explicar sobre a importância do médico veterinário na orientação sobre a dietética dos animais de companhia

IMPORTÂNCIA DA NECROPSIA NO DIAGNÓSTICO
Apresentar a importância da necropsia, da análise clínica e patológica para a confirmação do diagnóstico preciso das patologias acometidas pelos animais

CONTROLE SANITÁRIO EM BOVINOS
Esclarecer dúvidas relacionadas ao manejo sanitário de bovinos, mostrando ao público os benefícios para os animais e consequentemente para os seus criadores.

ANIMAIS PEÇONHENTOS
Esclarecer o público dos perigos causados por animais peçonhentos; sobre a importância da preservação; e do papel dessas espécies na cadeia biológica

TÚNEL DA CARNE
Mostrar a cadeia produtiva da carne; esclarecer a importância da inspeção de alimentos de origem animal pelo médico veterinária.
Presidente da Anamages profere palestra na Uniube

Desembargador Elpídio Donizetti profere palestra na Uniube dia 8 - Foto Divulgação

O professor e desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), doutor Elpídio Donizetti Nunes, presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), vai proferir palestra em Uberaba, na segunda-feira (8 de junho), no anfiteatro 2D02, no Campus Aeroporto. A informação é do diretor do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube), professor Pérsio H. Barroso. A palestra
"Demandas de massa e o modelo liberal-individualista de composição de litígios: a ineficácia instituída" será proferida às 11h para os alunos do turno da manhã e às 18h para os alunos do noturno.

Elpídio Donizetti lançou recentemente o livro "Curso Didático de Direito Processual Civil", pela Editora Del Rey, em Belo Horizonte. O texto percorre os diversos institutos do processo sob a forma de tópicos curtos e objetivos, abusando de quadros esquemáticos que tornam a leitura mais leve e sistematizando os conhecimentos enfocados.

Tese de professor da Uniube analisa ascensão de Palmério

André Azevedo foi aprovado por banca no Campus de Franca - Divulgação
O professor do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube), André Azevedo da Fonseca, responsável pelo Memorial Mário Palmério, foi aprovado no Exame Geral de Qualificação do programa de pós-graduação em História, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A banca foi realizada no Campus de Franca, no dia 4 de junho. Esse exame é a última etapa antes da defesa da tese.
Azevedo analisa a ascensão social, empresarial e política de Mário Palmério entre os anos 1940 e 1950. Com esse estudo, ele procura explicar a criação de cada uma das escolas de Mário Palmério, desde o primeiro curso de madureza em 1940 até a Faculdade de Odontologia em 1947.

Uniube promove curso de especialização em EAD

O curso de Especialização em Educação a Distância, oferecido pela Universidade de Uberaba (Uniube), que começa no dia 20 de junho e termina em agosto de 2010, é voltado para profissionais da área de educação (educadores e gestores), portadores de diploma de curso superior, interessados em implementar programas e projetos em educação aberta e continuada nos ambientes corporativo e acadêmico.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho. Integram o corpo docente mestres e doutores. Há desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos. O curso contribui para a formação continuada de profissionais em diferentes áreas do conhecimento que pretendem atuar na formação técnica e acadêmica de jovens e adultos, nos segmentos empresariais e educacionais, utilizando a metodologia de Educação a Distância. Essa modalidade de educação tem a mesma validade de um curso presencial reconhecido pelo MEC, em caso de instituições credenciadas como a Uniube.
Mais informações:


Uniube apoia olimpíada da EE Castelo Branco

A 1ª Olimpíada de Raciocínio Lógico da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco será promovida no dia 30 de junho, a partir das 7h30 e contará com apoio do curso de Administração da Universidade de Uberaba (Uniube). A informação é do diretor do curso, professor Marco Antônio Nogueira. O evento objetiva contribuir para o crescimento acadêmico e intelectual dos alunos do 3º ano do ensino médio. É mais um evento que corrobora com a missão da Uniube.

Curso de Nutrição vai promover Oficina Culinária

Professor Wilson divulga eventos do curso de Nutrição
O professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (uniube), Wilson Oliveira da Silva, convida para o lançamento de novos produtos do curso de Nutrição da instituição, da disciplina Desenvolvimento de Novos produtos e Marketing. O evento será promovido nesta terça-feira (9 de junho), no anfiteatro da Biblioteca Central.

Wilson, que também é professor do curso de Nutrição, divulga que no laboratório H113, será promovida a "Oficina Culinária", nos dias 15 e 16 de junho. Participarão os alunos da disciplina Educação Nutricional e Comunicação 2, como orientadores da oficina, em atividade da disciplina. Participarão os alunos da Educação Nutricional 1, como equipe de apoio e os vários alunos inscritos através do Programa Institucional de Atividades Complementares (Piac), como participantes da oficina. Os dois últimos receberão créditos como atividades complementares.

Haverá, também, oportunidades de participação na "Chamada Nutricional do Bolsa-Família". Nesta, a participarão envolve aproximadamente 42 alunos. É um evento da Secretaria de Saúde, em que os alunos da Uniube vão poder realizar avaliação nutricional de diversas crianças e trabalhar em conjunto com os agentes comunitários e as equipes de saúde da família. Também receberão créditos para o Piac. A Chamada será promovida nos dias 15, 16 e 17 de junho.
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação
Universidade de Uberaba (Uniube)




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.