quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tucano lamenta morosidade da PMU para atender pedidos


Ripposati, na foto durante reunião no bairro Beija-Flor, para onde defende a construção de um viaduto pelo Dnit | Divulgação
João Gilberto Ripposati (PSDB), conhecido como vereador de resultados, desde as suas gestões anteriores, mantém-se na linha de concretizar as ações em prol da comunidade. Todas as reivindicações que chegam ao seu gabinete são encaminhadas ao Executivo para as respectivas soluções por meio de requerimentos que ele apresenta diariamente no Plenário da Câmara Municipal. Entretanto, ele lamenta que a Prefeitura de Uberaba, apesar de já estar no quinto mês do ano, ainda não consegue manter os serviços básicos de um município, como a limpeza das ruas e avenidas.  "Está uma vergonha a situação da cidade com tantos matagais criando até ambiente para a infestação do mosquito que transmite a dengue", alerta.
Além de fazer um apelo ao líder do prefeito no Legislativo, vereador Cléber Humberto Ramos, para que pelo menos a limpeza ocorra de maneira plena, Ripposati também tem como um de seus principais pleitos a defesa pela elaboração de um Plano Diretor por técnicos da PMU para a área de trânsito da cidade.

O vereador explica que a iniciativa vai englobar todas as situações que têm gerado desconforto a pedestres e veículos e que têm praticamente travado a fluidez do trânsito, especialmente em locais de maior fluxo. Entre as principais solicitações da comunidade, semáforos, redutores de velocidade, sinalizações diversas, comenta, seriam juntadas a um projeto macro. "A prefeitura precisa ser mais competente! Nós não somos técnicos", enfatiza.

Outra defesa do parlamentar envolve o chamado Fundo Verde, que a prefeitura constituiu para receber recursos voltados a investimentos nas reservas em bairros como Universitário e Beija-Flor 1 e 2. Ele quer saber se há recursos, se a verba foi usada e em quê.

Entre as audiências públicas apresentadas e aprovadas por Ripposati está a que trata das BRS 050 e 262. Hoje (19 de maio), representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes  (Dnit) visitaram a cidade e se reuniram com o prefeito Anderson Adauto e o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad. Durante a reunião, o prefeito, por telefone, garantiu a Ripposati ter conhecimento de suas propostas, que incluem a construção de um viaduto de acesso ao bairro Beija-Flor, e que elas serão defendidas ao lado das elaboradas pela PMU. "Desde a minha posse tenho atuado nessa frente que envolve as rodovias e os bairros próximos delas", lembra.
  
Projeto do entorno da Uniube será apresentado a AA dia 5 

Nesta terça-feira (19 de maio), foi realizada reunião entre representantes da Prefeitura de Uberaba, do Legislativo e das instituições de ensino superior, Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM), para discutir o caos no trânsito na avenida Nenê Sabino, especialmente nos horários de entradas/saídas das aulas. O vereador João Gilberto Ripposati, que também já identificou a dificuldade de travessia de pedestres na localidade, ao lado do vereador Samuel Pereira, autor do pedido de audiência pública, ressalta que foram apresentadas pelas duas instituições algumas propostas que visam a minimizar o problema.
Ripposati destaca que a próxima etapa envolve a discussão dos recursos financeiros para a construção pertinente. De qualquer maneira, ele observa que antes de qualquer decisão nesse sentido, a proposta coletiva será apresentada ao prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, durante reunião já marcada para o dia 5 de junho de 2009. Representou a Universidade de Uberaba, o prefeito do campus, Juarez Delfino, e a FCETM, o vice-diretor da instituição, Sérgio Martins. O parlamentar tucano está certo de que medidas urgentes naquelas imediações vai prevenir ocorrência de tragédias. "Vamos preservar vidas", finaliza.
Rose Dutra | Comunicação