quinta-feira, 21 de maio de 2009

Igreja Santa Rita será reaberta nesta sexta-feira

Brasília, 21/5- Os fiéis e devotos de Santa Rita ganham um presente nesta sexta-feira, dia 22, data comemorativa à Santa. Às 17h, a Igreja será entregue a população uberabense totalmente restaurada e aprovada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Às 19h, acontece missa em louvor à Santa Rita, presidida pelo Padre Sebastião, da Igreja São Domingos, e em seguida, sai a procissão.

Segundo Maria Aparecida Borges, presidente da Casa do Artesão, que é a proponente do projeto, este já existe há sete anos, mas, foi em 2006, com o patrocínio da Souza Cruz e por intermédio do Deputado Federal Paulo Piau (PMDB-MG), que houve a recuperação dos bens móveis integrados. Em 2008, com outros patrocinadores, efetivamente foi possível fazer a restauração do telhado da igreja (Cemig), da parte arquitetônica, elétrica, de alarme e som (Fosfértil e Valmont), com um investimento de R$ 540 mil, captados dentro da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura. "Acho de extrema importância valorizar nossos patrocinadores, as empresas locais, para que sirva de exemplo", pontua Aparecida.

Ainda de acordo com a presidente, a Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização das Obras de Restauro busca agora captar recursos para a última etapa do projeto que prevê o paisagismo, iluminação externa e drenagem, orçada em R$ 150 mil.

Em relação ao "Museu de Arte Sacra", que ficava exposto na Igreja Santa Rita, Aparecida diz que ainda não se sabe se este voltará ou não para o local, mas que pela comunidade o museu continuará funcionando no mesmo local. No momento, as peças estão guardado em local não divulgado por serem históricas e valiosas.

Vale ressaltar que a Igreja Santa Rita é o único monumento histórico do Triângulo Mineiro tombado pelo Iphan.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Uberaba




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.