sábado, 30 de maio de 2009

Fazu e Responsabilidade Social

Márcia Velludo, coordenadora de ensino da Fazu, Heitor Átila, palestrante e Evaldo José Espíndula, professor da Fazu.


A Responsabilidade Social (RS) é uma das grandes preocupações das empresas atualmente, e a Fazu, atenta ao assunto trouxe a palestra do professor Heitor Átila Fernandes, jornalista e pós-graduado em áreas que compreendem o Marketing e Responsabilidade Social.

 

Segundo a coordenadora de ensino e responsável pela organização da palestra, Márcia Velludo, os alunos puderam conhecer vários exemplos das diferentes formas de aplicação de responsabilidade social. Ela afirma que são nessas ações que as os profissionais podem se espelhar a fim de fomentarem novas ações e incentivarem as existentes.

 

Heitor Átila diz que os números sobre RS são abundantes, e embora ela seja bastante praticada, não atingiu ainda a proporção necessária. "Existe uma dívida social muito grande. É preciso se envolver muitos projetos para que seja resgatada um pouco dessa dívida", conta.  

 

Durante a palestra ele citou vários exemplos de empresas e instituições brasileiras que são referência para os trabalhos de Responsabilidade Social, entre elas o Rotary, a CNBB (Confederação Nacional de Bispos do Brasil) e a Natura, que mediu a porcentagem de gasto de gás carbônico dos caminhões que transportam as mercadorias da empresa e, com a estatística, começou a plantar árvores para recompor a natureza.

 

Para Heitor, é preciso que as pessoas entendam que Responsabilidade Social pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta. E, além disso, ela pode ser aplicada em todos os setores como saúde, segurança, educação, entre outros.

 

O professor aposta nas pessoas dispostas a fazer a gestão da Responsabilidade Social e cita que as empresas devem entender que fazer gestão da RS é igual a gerir uma empresa. "Além do assistente social que é o principal profissional, ela é multidisciplinar, envolve várias áreas como o marketing social, a contabilidade social, como um departamento dentro de uma empresa", diz.

 

Ele chama a atenção das autoridades e empresários e ressalta que "não dá mais para fechar os olhos para as patologias que estão aí. Toda empresa, toda pessoa física tem que ter atenção. E, também tem que ter lideranças, pessoas que tenham vontade, determinação e energia. Aquela mesma energia que se destina ao trabalho tem que ser destinada à Responsabilidade Social".

 

 
Monica Cussi
Assessoria de Comunicação
FAZU - Unindo pessoas. Realizando Projetos.





--
Participe do nosso grupo de discussão:
http://groups.google.com/group/farol-comunitario?hl=pt-BR

As manchetes estão em:
http://www.farolcomunitario.com.br

O noticiário geral está em:
http://farolcomunitario.blogspot.com

Caldo Quântico Ltda - Divisão Internet
(34) 9129-1547
Uberlândia/MG BRASIL



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.